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dc.creatorSoares, Clebea Lúcia-
dc.date.accessioned2018-08-24T14:11:31Z-
dc.date.available2018-08-24T14:11:31Z-
dc.date.issued2016-08-17-
dc.identifier.citationSOARES, Clebea Lúcia. A vestimenta na série untitled film stills de Cindy Sherman . 2018.193 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1413pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22374-
dc.description.abstractThis research analyzes the clothing in the work of North American artist Cindy Sherman, focusing on early works of her career and, especially, on the presence and use of the clothing in the making of the series Untitled Film Stills. It is addressed, here, the construction of Sherman’s portraits, through one of its main components: the clothing. To do this, I tried to cast a glance on her early work, observing how the artist discovered that clothes could function on her work as a method to deliver a message to the world; and how experimenting with clothes and makeup was evolving, until it reached the maturity seen in Untitled Film Stills. The situation in which Cindy Sherman photographs Untitled Film Stills series is also discussed in this dissertation, with focus on the important issues of this period, which are reflected in this series: the movement of feminist artists; photography versus painting; the appropriation of media images. From groups that refer to certain stereotypes, selected from the series, the analysis started from the principle that clothing is subject to other elements, such as theatricality, the scenarios, pose, makeup and framing. We also noticed how the clothing was, often, the guiding element for the development of the characterization of a character. It was also of our interest, here, to realize how the clothing, as an additional factor, which once was in decay, in portraits, can be a revisited and revised manner of expression in contemporary art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCindy Shermanpt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectClothingpt_BR
dc.subjectRetratopt_BR
dc.subjectPrortraitpt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectEstereotypespt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectVestuário na artept_BR
dc.subjectSherman, Cindy, 1954- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFotografia - Retratopt_BR
dc.titleA vestimenta na série untitled film stills de Cindy Shermanpt_BR
dc.title.alternativeThe clothing in the serie untitled film stills of Cindy Shermanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406pt_BR
dc.contributor.referee1Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.contributor.referee2Sant'anna, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310537254655666pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008178493520751pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a obra da artista Cindy Sherman com o foco nos primeiros trabalhos de sua carreira e, principalmente, acerca da presença e dos usos do vestuário na constituição da série Untitled Film Stills. Trata-se, aqui, de abordar a construção dos retratos de Sherman através de um de seus principais elementos constitutivos: a vestimenta. Para tal, procurei lançar um olhar em suas primeiras obras, percebendo como a artista descobriu que as roupas poderiam funcionar em seu trabalho como uma forma de comunicar uma mensagem ao mundo; e como as experimentações com vestimentas e maquiagens foram evoluindo até ela atingir a maturidade percebida na série Untitled Film Stills. A conjuntura na qual Cindy Sherman fotografa também é abordada nesta dissertação, com foco nas questões importantes do período que refletem na série em questão: o movimento de artistas feministas; a fotografia versus a pintura; a apropriação das imagens midiáticas. A partir de grupos que remetem a certos estereótipos, selecionados dentro da série, as análises partiram do princípio de que a vestimenta está condicionada a outros elementos, como a teatralidade, os cenários, a pose, a maquiagem, o enquadramento. Percebemos também como a vestimenta foi, muitas vezes, o elemento norteador para a elaboração e caracterização de uma personagem. Interessou-nos aqui, também, perceber como a vestimenta enquanto elemento, outrora em decadência em retratos, pode ser um meio de expressão revisitado e revisado na arte contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration193pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1413pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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