Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Igor Silva Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T11:35:28Z | - |
dc.date.available | 2018-08-24T11:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Igor. Processo de colaboração entre compositor e intérprete na construção de uma obra para violão. 2018. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22369 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo de colaboração | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Compositor e Intérprete | pt_BR |
dc.subject | Interpretação consensual | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.title | Processo de colaboração entre compositor e intérprete na construção de uma obra para violão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778448A4 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4307598Z7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral entender o processo de construção de uma obra através da relação de colaboração estabelecida entre compositor e intérprete. Seus objetivos específicos são: identificar os tipos de colaboração nessa relação e através da encomenda de peças para violão ampliar a literatura do instrumento. No decorrer da história os papéis de compositor e intérprete mudaram muito e segundo alguns autores o compositor diluiu-se e o intérprete ganhou um papel criativo no processo, mudando assim as relações fortemente estabelecidas principalmente no Romantismo. O processo colaborativo se desenvolveu durante o século XX e a possibilidade de se ampliar a literatura dos instrumentos através de cooperações é uma realidade composicional nesses primeiros anos do século XXI para diversos instrumentos. A aproximação da ideia original à performance é um dos principais fatores que a colaboração prevê. Além da compreensão em conjunto de sinais e signos notacionais temos também a ampliação técnica com a cautela de compositor e intérprete envolvidos no processo colaborativo, levando assim a linguagem do instrumento e suas possibilidades a um alargamento quantitativo, qualitativo e a uma interpretação consensual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 136 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessoColaboraçãoCompositor.pdf | 4.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.