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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22334
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Srour, Leila Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T14:23:18Z | - |
dc.date.available | 2018-08-21T14:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
dc.identifier.citation | SROUR, Leila Fátima. Espaços do feminino: narrativas pessoais e criação visual. 2018. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22334 | - |
dc.description.abstract | Art serves as a historical archive of the collective imagination, which forms and reinforces a model of cultural construction and identity. This historical archive of artistic and cultural expression has been developed according to a predominantly patriarchal model that favors the masculine and excludes women. In the Western world, dominant hegemonic classes predominantly male, Caucasian and Christian, have controlled the visual arts, as well as the structures of knowledge and human thought. The combination of language and politics as a basis for activism in a counter-hegemonic movement well established within feminist movements. I consider it necessary to remove the structural barriers that perpetuate male domination and to include feminist thoughts and principles in university teaching curricula to create a society without hostilities and to allow the equitable and symmetrical development of women within humanity. This research reflects a need and impetus to discover autobiographical and artistic works based on production and narratives of women. For that, I guided myself within the socio-biography aspects, with a self-ethnographic approach. Such an approach understands that the author's particular experiences supports the research process and narratives. My research has taken me along the line of cultural history, with consideration for the implications of the feminist axiom that 'the personal is political' and that no aspect of life, Art included, is exempt from politics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Art history | pt_BR |
dc.subject | Feminismos | pt_BR |
dc.subject | Feminisms | pt_BR |
dc.subject | Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject | Personal narratives | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Patriarcado | pt_BR |
dc.subject | Patriarchy | pt_BR |
dc.title | Espaços do feminino: narrativas pessoais e criação visual | pt_BR |
dc.title.alternative | The feminine space: personal narratives and visual creation | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sá, Raquel Mello Salimeno de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349J3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Boaventura, Maria Carolina Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120315J5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Roberta Maíra de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776956E6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8032989H7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte serve como um arquivo histórico do imaginário coletivo, que forma e reforça um modelo de construção cultural e de identidade. Este arquivo histórico de expressão artística e cultural tem sido desenvolvido segundo um modelo predominantemente patriarcal que favorece o masculino e exclui as mulheres. No mundo ocidental, as artes visuais, assim como as estruturas do conhecimento e pensamento humano, têm sido controladas por classes hegemônicas dominantes predominantemente masculina, caucasiana e cristã. A combinação entre linguagem e política como uma base de ativismo num movimento contra-hegemônico passa a ser estabelecida dentro dos movimentos feministas. Considero necessário remover as barreiras estruturais que perpetuam a dominação do masculino e incluir os pensamentos e princípios feministas nos currículos pedagógicos das universidades para criar uma sociedade sem hostilidades e que permita o desenvolvimento equitativo e simétrico da mulher na humanidade. Esta pesquisa reflete uma necessidade e ímpeto para descobrir trabalhos autobiográficos e artísticos baseados em produção e narrativas de mulheres. Para tal, me deixei guiar pelos aspectos sócio-biográficos, numa abordagem auto etnográfica. Tal abordagem entende que as experiências particulares do autor sustentam o processo de pesquisa e narrativas. Minha investigação me levou para a linha da história cultural, com consideração para as implicações do axioma feminista de que ‘o pessoal é político’ e que nenhum aspecto da vida, a arte incluída, está isento da política. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 148 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
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