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dc.creatorSrour, Leila Fátima-
dc.date.accessioned2018-08-21T14:23:18Z-
dc.date.available2018-08-21T14:23:18Z-
dc.date.issued2018-08-18-
dc.identifier.citationSROUR, Leila Fátima. Espaços do feminino: narrativas pessoais e criação visual. 2018. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22334-
dc.description.abstractArt serves as a historical archive of the collective imagination, which forms and reinforces a model of cultural construction and identity. This historical archive of artistic and cultural expression has been developed according to a predominantly patriarchal model that favors the masculine and excludes women. In the Western world, dominant hegemonic classes predominantly male, Caucasian and Christian, have controlled the visual arts, as well as the structures of knowledge and human thought. The combination of language and politics as a basis for activism in a counter-hegemonic movement well established within feminist movements. I consider it necessary to remove the structural barriers that perpetuate male domination and to include feminist thoughts and principles in university teaching curricula to create a society without hostilities and to allow the equitable and symmetrical development of women within humanity. This research reflects a need and impetus to discover autobiographical and artistic works based on production and narratives of women. For that, I guided myself within the socio-biography aspects, with a self-ethnographic approach. Such an approach understands that the author's particular experiences supports the research process and narratives. My research has taken me along the line of cultural history, with consideration for the implications of the feminist axiom that 'the personal is political' and that no aspect of life, Art included, is exempt from politics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectArt historypt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectPersonal narrativespt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.titleEspaços do feminino: narrativas pessoais e criação visualpt_BR
dc.title.alternativeThe feminine space: personal narratives and visual creationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Raquel Mello Salimeno de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349J3pt_BR
dc.contributor.referee1Boaventura, Maria Carolina Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120315J5pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Roberta Maíra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776956E6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8032989H7pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA arte serve como um arquivo histórico do imaginário coletivo, que forma e reforça um modelo de construção cultural e de identidade. Este arquivo histórico de expressão artística e cultural tem sido desenvolvido segundo um modelo predominantemente patriarcal que favorece o masculino e exclui as mulheres. No mundo ocidental, as artes visuais, assim como as estruturas do conhecimento e pensamento humano, têm sido controladas por classes hegemônicas dominantes predominantemente masculina, caucasiana e cristã. A combinação entre linguagem e política como uma base de ativismo num movimento contra-hegemônico passa a ser estabelecida dentro dos movimentos feministas. Considero necessário remover as barreiras estruturais que perpetuam a dominação do masculino e incluir os pensamentos e princípios feministas nos currículos pedagógicos das universidades para criar uma sociedade sem hostilidades e que permita o desenvolvimento equitativo e simétrico da mulher na humanidade. Esta pesquisa reflete uma necessidade e ímpeto para descobrir trabalhos autobiográficos e artísticos baseados em produção e narrativas de mulheres. Para tal, me deixei guiar pelos aspectos sócio-biográficos, numa abordagem auto etnográfica. Tal abordagem entende que as experiências particulares do autor sustentam o processo de pesquisa e narrativas. Minha investigação me levou para a linha da história cultural, com consideração para as implicações do axioma feminista de que ‘o pessoal é político’ e que nenhum aspecto da vida, a arte incluída, está isento da política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration148pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

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