Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Jael Nunes Valeriano de-
dc.date.accessioned2018-08-14T20:25:40Z-
dc.date.available2018-08-14T20:25:40Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jael Nunes Valeriano. Composição musical para crianças: uma bibliografia comentada das atividades musicais propostas na revista Música na Educação Básica – MEB (Volumes 1 ao 5). 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22293-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevista MEBpt_BR
dc.subjectMEB Magazinept_BR
dc.subjectBibliografia Comentadapt_BR
dc.subjectCommented Bibliographypt_BR
dc.subjectComposição Musical para Criançapt_BR
dc.subjectMusical Composition for Childrenpt_BR
dc.titleComposição musical para crianças: uma bibliografia comentada das atividades musicais propostas na revista Música na Educação Básica – MEB (Volumes 1 ao 5)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Fernanda de Assis Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563046739631815pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047251160365112pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui-se na descrição e comentários de atividades sugeridas e apresentadas, com foco em composição musical para crianças, na revista Música na Educação Básica – MEB (Vol. 1 ao 5). O objetivo do estudo é a ampliação de conhecimentos na área de composição musical e na escolha de repertório para o planejamento de aulas de música. Desta forma, foi realizada uma análise de artigos que apresentam atividades que englobam composições musicais para crianças, enfocando os roteiros, os eixos temáticos e os aspectos musicais das ações pedagógicas. A metodologia corresponde à bibliografia comentada. Esta bibliografia tem como base as etapas listadas no site da Cornell University em que cada material escolhido é seguido de um resumo descritivo, com finalidade de informar ao leitor de forma breve os conteúdos presentes. Os resultados desta pesquisa mostraram diversas formas de trabalhar a composição musical com as crianças. Por meio desse estudo foi possível perceber que os resultados obtidos apresentaram concepções fundamentadas para o ensino. Para tanto, ficou evidente que a criança precisa explorar os elementos musicais de diversas formas, pois quanto mais oportunidade ela tiver de vivenciar essa linguagem, maiores serão as competências desenvolvidas durante o seu aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComposiçãoMusicalCrianças.pdf633.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.