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dc.creatorNeiva, Renata Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-13T17:10:40Z-
dc.date.available2018-08-13T17:10:40Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationNEIVA, Renata Maria de Oliveira. Pedagogias da beleza: a história da educação do corpo feminino no Correio da Manhã (1925-1972). 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10/14393/ufu.te.2018.309pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22259-
dc.description.abstractA thin and young body; a beauty standard repeatedly propagated for almost half of a century by one of the most influential newspapers in Brazil for a significant part of the 20th century – Correio da Manhã (1901-1974), published in Rio de Janeiro, but that circulated across Brazil. As the pages of this so called feminine publication are turned, since 1925, when we find the first sections that remained periodical, until 1972, when the last publications were released, we grasp how the recurrent reading of these supplements contributed to the education of women in Brazilian cities, which belonged to high and middle classes and searched a certain lifestyle in this world. In the wake of thoughts of Le Breton, Lipovetsky, Perrot and Vigarello, we shine a light over an education ruled, therefore, by an ideal of presence shaped by “should-be”. Thus, we deal with pedagogies of beauty because we understand that there are many pedagogy forms in circulation beyond school walls. Belonging to the History and Historiography field, this research was inspired by History of Women's Education, Cultural History of the Press, as well as Bakhtin's discourse analysis. Among the genres published in the newspaper, we prioritized reportings, columns and advertising. The study, therefore, enabled us to think the newspaper as a totality of discourses, the set of a text that assumes unity of meaning. A totality formed by verbal and visual segments that insist on the same formula – a promise of acceptance and happiness that crossed decades and still reverberates in the 21st century, whether through print vehicles or in virtual networks relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e imprensapt_BR
dc.subjectCorreio da Manhãpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducation and Presspt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImprensa - Educaçãopt_BR
dc.subjectCorreio da Manha (Jornal) - 1925-1972pt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.titlePedagogias da beleza: a história da educação do corpo feminino no Correio da Manhã (1925-1972)pt_BR
dc.title.alternativePedagogies of beauty: the history of the education of the female body in Correio da Manhã (1925-1972)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.referee1Luca, Tania Regina de-
dc.contributor.referee2Cunha, Maria Teresa Santos-
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee4Lima, Sandra Cristina Fagundes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1782782697699395pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoUm corpo jovem e magro. Um padrão de beleza reiteradamente compartilhado por quase meio século por um dos jornais mais influentes do Brasil em grande parte do século XX – o Correio da Manhã (1901-1974), produzido no Rio de Janeiro, mas que era lido em todo o país. Ao perscrutar as páginas femininas do impresso desde 1925, quando encontramos as primeiras seções que mantiveram certa periodicidade, até 1972, ano em que foram divulgados os últimos cadernos, apreendemos de que forma a leitura recorrente desses suplementos contribuiu para a educação das mulheres urbanas brasileiras pertencentes às camadas médias e altas para um determinado tipo de ser e estar no mundo. Na esteira do pensamento de autores como Le Breton, Lipovetsky, Perrot e Vigarello, jogamos luz sobre uma educação pautada, portanto, para um ideal de presença modulado por um dever-ser. Tratamos de pedagogias da beleza, por entendermos que há várias formas de pedagogias em circulação além das paredes escolares. Por pertencer à linha da História e Historiografia da Educação, a pesquisa foi inspirada na História da Educação das Mulheres, na História Cultural da Imprensa, bem como na análise do discurso de influência bakhtiniana. Entre os gêneros publicados pelo diário priorizamos a reportagem, a coluna e os anúncios publicitários. O estudo, portanto, nos proporcionou pensar o jornal como uma totalidade de discursos, o conjunto de um texto que supõe uma unidade de sentido. Uma totalidade formada por segmentos verbal e visual que insistem na mesma fórmula – uma promessa de aceitação e de felicidade que atravessou décadas e ainda reverbera no século XXI, seja por meio de veículos impressos ou nas redes virtuais de relacionamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration189pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.309pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:TESE - Educação

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