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dc.creatorRocha, Thais Rocca-
dc.date.accessioned2018-08-02T14:29:55Z-
dc.date.available2018-08-02T14:29:55Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationROCHA, Thais Rocca. A aplicação da Lei 10639/03 e a representação do negro nos livros-didáticos de história: dois estudos de caso. 2018. 197f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlandia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22157-
dc.description.abstractLaw 10.639 culminated in 2003 by the President Luís Inácio Lula da Silva, who determines the mandatory teaching of history of Africa and Afro-Brazilian and African culture in public and private schools of Brazil, was the result of a long process of struggle for recognition, respect and equality by, mainly, the black movements. The present work aims to evaluate and reflect how the Negros were represented, from the analysis of two teaching collections in History to the elementary school II, approved the Textbook Program (PNDL) in 2014. From the methodology, we analyzed what the approach of African and Afro-Brazilian history used by authors seeking to reflect on how much progress has been made with the law and how much still there is to stereotype, prejudice and Eurocentric vision in representations of black people, their cultures and of the African continent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectLivro didático de históriapt_BR
dc.subjectHistória afro-brasileirapt_BR
dc.subjectHistória africanapt_BR
dc.subjectLaw 10,639/03pt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectAfrican historypt_BR
dc.subjectAfroBrazilian historypt_BR
dc.titleA aplicação da Lei 10639/03 e a representação dos negros nos livros-didáticos de história: dois estudos de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraresi, Carla Miucci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945074272601689pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Monica Brincalepe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emisia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7253621965769710pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Lei 10.639, sancionada em 2003 pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas do Brasil, foi fruto de um longo processo de luta por reconhecimento, respeito e igualdade por parte, principalmente, dos movimentos negros. O presente trabalho tem por objetivo avaliar e refletir como os negros foram representados, a partir da análise de duas coleções didáticas em História para o Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano), aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2014. A partir da metodologia utilizada, analisamos a abordagem sobre a história e a cultura africana e dos afro-brasileiros empregada pelos autores, buscando refletir sobre o quanto se avançou com a Lei e o quanto ainda há de estereótipo, preconceito e visão eurocêntrica nas representações dos negros, de suas culturas e do continente africano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration197pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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