Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Cláudio Henrique Euripedes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T15:09:14Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01T15:09:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cláudio Henrique Euripedes de. O corpo em superposição: é possível o corpo existir sem presença?. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22140 | - |
dc.description.abstract | The study I proposed was based on my body guided by the cartographic perspective that through the meetings, pairs and interlocutions were able to evoke the history of the body and to update according to the phenomena contingencies. Thus, the recursive aspect of the process generated the question: how does the body exist without presence? This was adopted as the avatar of intentions; metonymically the objective response was less essential than the tributaries arising around the issue. The question emerged in my body not as an ordered proposition but as affection: something capable of constructing a language, in the form of a work of art. Processuality required the researcher to confront his cognitive models in order to find the emergence of a work request. On the other hand, the creative crisis exposed the fragilities of the researcher (artist) to right after be relativized by the encounter and turn it into a creative force. In research field I put my body to the test discovered the observation as a generator of possibilities. As a result, breathing emerged as the request for work. Thus evoking my body beyond the epithelial limit: matter, wave, noise and action, a body in superposition. Experimentally the body's breathing was captured in four states and then edited in four channels (R and L) to transform it into a sound installation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Instalação sonora | pt_BR |
dc.subject | Arte Instalação | pt_BR |
dc.subject | Corpo humano (artes) | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Arts | pt_BR |
dc.subject | Sound installation | pt_BR |
dc.subject | Art installation | pt_BR |
dc.subject | Human body (arts) | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.title | O corpo em superposição: é possível o corpo existir sem presença? | pt_BR |
dc.title.alternative | The body in superposition: is it possible for the body to exist without presence? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bueno, Paulo Roberto de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1001082305933555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Angerami, Paulo Mattos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7826900408353526 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dória, Renato Palumbo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2278287013957726 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6793297639857630 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo que propus foi partir do meu corpo guiado pela perspectiva cartográfica que através dos encontros, dos pares e das interlocuções foram capazes de evocar a história do corpo e atualizar de acordo com as contingências dos fenômenos. Sendo assim, o aspecto recursivo do processo gerou a pergunta: como o corpo existe sem presença? Essa foi adotada como o avatar das intenções; metonimicamente a resposta objetiva fora menos essencial que os afluentes, surgidos em torno da questão. A pergunta emergiu no meu corpo não como proposição ordenada senão como o afeto: algo passível de construir uma linguagem, na forma de obra de arte. A processualidade exigiu do pesquisador os enfrentamentos com seus modelos cognitivos para encontrar a emergência de um pedido de obra. Por outro lado, a crise criativa expos as fragilidades do investigador (artista) para logo em seguida ser relativizada pelo encontro e transforma-lo em força criativa. Na pesquisa de campo coloquei meu corpo a prova descobriu a observação como elemento gerador de possibilidades. Consequência disso, a respiração emergiu como o pedido de obra. Evocando assim, o meu corpo além do limite epitelial: matéria, onda, ruído e ação, um corpo em superposição. Experimentalmente a respiração do corpo foi captada em quatro estados para depois ser editada em quatro canais (R e L) a fim de transforma-la em uma instalação sonora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 171246183 | - |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CorpoSuperposiçãoPossível.pdf | TCC | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.