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dc.creatorOliveira, Cláudio Henrique Euripedes de-
dc.date.accessioned2018-08-01T15:09:14Z-
dc.date.available2018-08-01T15:09:14Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cláudio Henrique Euripedes de. O corpo em superposição: é possível o corpo existir sem presença?. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22140-
dc.description.abstractThe study I proposed was based on my body guided by the cartographic perspective that through the meetings, pairs and interlocutions were able to evoke the history of the body and to update according to the phenomena contingencies. Thus, the recursive aspect of the process generated the question: how does the body exist without presence? This was adopted as the avatar of intentions; metonymically the objective response was less essential than the tributaries arising around the issue. The question emerged in my body not as an ordered proposition but as affection: something capable of constructing a language, in the form of a work of art. Processuality required the researcher to confront his cognitive models in order to find the emergence of a work request. On the other hand, the creative crisis exposed the fragilities of the researcher (artist) to right after be relativized by the encounter and turn it into a creative force. In research field I put my body to the test discovered the observation as a generator of possibilities. As a result, breathing emerged as the request for work. Thus evoking my body beyond the epithelial limit: matter, wave, noise and action, a body in superposition. Experimentally the body's breathing was captured in four states and then edited in four channels (R and L) to transform it into a sound installation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectInstalação sonorapt_BR
dc.subjectArte Instalaçãopt_BR
dc.subjectCorpo humano (artes)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectSound installationpt_BR
dc.subjectArt installationpt_BR
dc.subjectHuman body (arts)pt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleO corpo em superposição: é possível o corpo existir sem presença?pt_BR
dc.title.alternativeThe body in superposition: is it possible for the body to exist without presence?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Paulo Roberto de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1001082305933555pt_BR
dc.contributor.referee1Angerami, Paulo Mattos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7826900408353526pt_BR
dc.contributor.referee2Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6793297639857630pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo que propus foi partir do meu corpo guiado pela perspectiva cartográfica que através dos encontros, dos pares e das interlocuções foram capazes de evocar a história do corpo e atualizar de acordo com as contingências dos fenômenos. Sendo assim, o aspecto recursivo do processo gerou a pergunta: como o corpo existe sem presença? Essa foi adotada como o avatar das intenções; metonimicamente a resposta objetiva fora menos essencial que os afluentes, surgidos em torno da questão. A pergunta emergiu no meu corpo não como proposição ordenada senão como o afeto: algo passível de construir uma linguagem, na forma de obra de arte. A processualidade exigiu do pesquisador os enfrentamentos com seus modelos cognitivos para encontrar a emergência de um pedido de obra. Por outro lado, a crise criativa expos as fragilidades do investigador (artista) para logo em seguida ser relativizada pelo encontro e transforma-lo em força criativa. Na pesquisa de campo coloquei meu corpo a prova descobriu a observação como elemento gerador de possibilidades. Consequência disso, a respiração emergiu como o pedido de obra. Evocando assim, o meu corpo além do limite epitelial: matéria, onda, ruído e ação, um corpo em superposição. Experimentalmente a respiração do corpo foi captada em quatro estados para depois ser editada em quatro canais (R e L) a fim de transforma-la em uma instalação sonora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode171246183-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

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