Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Vanessa Freitas-
dc.date.accessioned2018-07-30T19:36:28Z-
dc.date.available2018-07-30T19:36:28Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationSantos, Vanessa Freitas. Educação de Jovens e Adultos : identidades, diários e práticas no ensino de Bioquímica / Vanessa Freitas Santos. - 2018. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.527pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22093-
dc.description.abstractThis work made it possible to know the identity of students from the Youth and Adult Education (YAE) of a school in Itumbiara-Goiás, and to evaluate the use of a didactic sequence formulated from their experiences and learning desires using experimental practices to approach the content of Biochemistry. The classes developed with the students participating in this research were related to the Lipids concepts. The research was initiated by interviews with the students and the teacher, The research was initiated by interviews with the students and the teacher to know them like the research subjects and to understand their difficulties and expectations about teaching and learning in basic chemistry.. Later, a didactic sequence was developed that included the development of experimental activity: production of soap with used vegetable oil. The evaluation used in the research to collect and triangulate the data was the logbook, The evaluation used in the research to collect and triangulate the data was the logbook that made possible for the planning and reflection about this activities. It was possible This made possible to perceive the students' interests, motivation and learning with the experimental activity that it thematic is present in their daily lives. As a product of this dissertation, we constructed a Didactic Sequence with concepts of Biochemistry, which could be used by other fellow teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYaept_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectExperimental practicespt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos: Identidades, Diários e Práticas no ensino de Bioquímicapt_BR
dc.title.alternativeYouth and Adult Education: Identities, Diaries and Practices in Biochemistry Teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Deividi Marcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133741542314920pt_BR
dc.contributor.referee2Felício, Cinthia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542828273022611pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho possibilitou conhecer a identidade de alunos da Educação de Jovens e adultos (EJA) de uma escola de Itumbiara- Goiás e avaliar a utilização de uma sequência didática formulada a partir das experiências e anseios de aprendizado deles, utilizando práticas experimentais para abordar o conteúdo de Bioquímica. As aulas desenvolvidas com os alunos participantes dessa pesquisa foram referentes aos conceitos de Lipídeos. A pesquisa foi iniciada com a realização de entrevistas com os alunos e com a professora, para conhecer os sujeitos da pesquisa, e entender quais são as dificuldades e expectativas acerca do ensino e da aprendizagem em química, posteriormente, foi desenvolvida uma sequência didática que contemplou o desenvolvimento da atividade experimental: produção de sabão com óleo vegetal usado. A avaliação utilizada na pesquisa com intuito de coleta e triangulação dos dados foi o diário de bordo, e possibilitou o planejamento e a reflexão das atividades desenvolvidas. Foi possível perceber o interesse, a motivação e o aprendizado dos alunos a partir da atividade experimental realizada, seguindo uma temática presente no cotidiano deles. Como produto dessa dissertação, construímos uma Sequência Didática com conceitos de Bioquímica, que poderá ser utilizada por outros colegas professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration203pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.527pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
educacaojovensadultos.pdf3.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.