Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Felipe Machini Malachias-
dc.date.accessioned2018-07-30T14:34:09Z-
dc.date.available2018-07-30T14:34:09Z-
dc.date.issued2018-03-16-
dc.identifier.citationMARQUES, Felipe Machini Malachias. Modeling, Simulation and Control of a Generic Til-rotor Multi-copter. 2018, 99p. Master Thesis, Federal University of Uberlândia, Uberlândia – MG, Brazil, 2018. Available in: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1135pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22079-
dc.descriptionTrata-se de um trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Aeronaves Autônomas com o intuido de investigar o comportamento dinâmico e novas técnicas de controle aplicadas a aeronaves multirrotoras.pt_BR
dc.description.abstractEm geral, aeronaves multirrotoras convencionais são classificadas como sistemas dinâmicos subatuados uma vez que seu número de variáveis de controle é insuficiente para permitir que posição e atitude sejam controladas de forma independente. Desta forma, este trabalho trata da modelagem dinâmica genérica de uma aeronave multirrotora com configuração tilt-rotor e a aplicação das técnicas de controle moderno de forma a viabilizar o sistema a seguir uma trajetória. A modelagem dinâmica é feita baseada nas equações do movimento de Newton-Euler considerando a aeronave como um corpo rígido com seis graus de liberdade e ainda assumindo que cada motor seja capaz de executar dois tipos de movimento independentes (lateralmente ou longitudinalmente) introduzindo mais sinais de controle ao sistema. Em seguida, as equações do movimento são linearizadas utilizando a teoria de pequenas perturbações em tordo de uma posição de equilíbrio baseada na missão requerida de forma que as teorias de controle moderno possam ser aplicadas. A técnica de controle empregada é a Linear Quadratic Tracking (LQT) formulada como um problema de servomecanismo permitindo que o controlador seja projetado para diferentes sinais de entrada baseados em suas equações diferenciais. O modelo dinâmico e a lei de controle são validadas utilizando o ambiente do Matlab/Simulink® considerando os efeitos não lineares causados pelo mecanismo de tilt rotor utilizando como objeto de estudo um modelo quadrirrotor real desenvolvido pelo Laboratório de Aeronaves Autônomas da Universidade Federal de Uberlândia. Por fim, as condições de estabilidade do sistema são avaliadas para diferentes cenários variando as configurações de tilt rotor como também os sinais de entrada a partir do mapeamento de polos e zeros assim como a resposta temporal do sistema. As simulações mostram que a aeronave contendo um mecanismo lateral de tilt rotor possui vantagens para aplicações de seguidores de trajetória uma vez que melhora a controlabilidade do sistema principalmente no movimento de guinada. Porém, o mecanismo de tilt lateral deve ser utilizado com cautela uma vez que sua atuação amplifica os efeitos não lineares, como por exemplo os giroscópios, que não são previstos pelo modelo linear e podem divergir a resposta do sistema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnmanned aerial vehiclespt_BR
dc.subjectMulti-rotorspt_BR
dc.subjectTilt rotorpt_BR
dc.subjectLinear quadratic regulatorpt_BR
dc.subjectVeículos aéreos não tripuladospt_BR
dc.subjectMultirrotorespt_BR
dc.subjectRegulador linear quadráticopt_BR
dc.titleModeling, Simulation and Control of a Generic Tilting Rotor Multi-Copterpt_BR
dc.title.alternativeModelagem, Simulação e Controle de uma Aeronave com Configuração Tilt-Rotorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Neto, Roberto Mendes Finzi-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792275882221002pt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Rogério Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236pt_BR
dc.contributor.referee2Koroishi, Edson Hideki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465293262026260pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185640820902572pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoIn general, standard multi-copters are classified as underactuated systems since their number of control inputs are insufficient to allow the control of position and orientation independently. In this context, this work deals with the dynamical modeling of a generic of a tilted rotor multi-copter aerial vehicle and the design of a trajectory tracking controller using modern control techniques. The dynamical model is developed using Newton-Euler equations of motion considering the aircraft as a six degrees of freedom rigid body and also assuming that each rotor is capable of two independent movements (tilt laterally and longitudinally) introducing more control inputs to the system. Later, the equations of motion are linearized around the desired trimmed operating conditions, considering small perturbations, based on the mission application so that the linear modern control techniques can be applied. The control method applied is a Linear Quadratic Tracking (LQT) controller formulated as a servomechanism problem permitting the controller to be designed for different reference input signals based on their time differential equations. The dynamical model and control law were validated using Matlab/Simulink® environment assuming all the deriving non-linear effects caused by tilt actuation using as research object a real quadcopter model developed by the Laboratório de Aeronaves Autônomas from the Federal University of Uberlândia. Finally, the stability conditions of the system are tested for different scenarios (tilt configurations and reference input signals) through pole and zeros mapping and time response analysis. The simulations have shown that the lateral tilt mechanism can be profitable for trajectory tracking applications once it improves the system controllability principally on the yaw dynamics. However, the tilt mechanism may be used wisely since their actuation amplifies the dynamical non-linear effects, such as the gyroscopic ones, which are not predicted by the linearized model and can make its response diverges.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1135pt_BR
dc.orcid.putcode111142663-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modeling, Simulation and Control.pdf25.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.