Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22033
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Parmeggiani, Othon Pedriel | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T14:14:54Z | - |
dc.date.available | 2018-07-24T14:14:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.citation | PARMEGGIANI, Othon Pedriel. Avaliação de pneumáticos na transmissão de esforços em pavimento flexível. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22033 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carregamentos | pt_BR |
dc.subject | Esforços | pt_BR |
dc.subject | Eixo | pt_BR |
dc.subject | Pavimento asfáltico flexível | pt_BR |
dc.subject | Deslocamentos | pt_BR |
dc.subject | Tensões | pt_BR |
dc.subject | Deformações | pt_BR |
dc.subject | Limites legais de carga | pt_BR |
dc.subject | Software ELSYM5 | pt_BR |
dc.title | Avaliação de pneumáticos na transmissão de esforços em pavimento flexível | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leandro, Rodrigo Pires | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2122841792563527 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0260699921764506 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os pavimentos rodoviários requerem infraestrutura para que consigam suportar os esforços solicitantes em especial os causados pelos carregamentos de rodas que são transmitidos por diferentes tipos de pneumáticos e de eixo à estrutura do pavimento. Além das regulações de cargas por veículo e por eixo existe ainda a pluralidade de pneumáticos que não é levada em conta nos dimensionamentos de pavimentos. Então, a proposta desse trabalho foi fazer a análise da influência do tipo de pneumático no comportamento mecânico de uma estrutura típica de pavimento asfáltico rodoviário. Por meio do software ELSYM5 as análises mecanicistas com interação das características dos componentes das camadas do pavimento e das características do carregamento, analisou-se tensões, deformações e deslocamentos. Por fim, esses resultados foram comparados entre a utilização do pneumático 7,50 R15 eixo simples rodado duplo (ESRD) e do pneumático extralargo 385/65 R22,5 eixos simples (ES). A conclusão foi que o pneu extralargo é mais danoso em todos esforços citados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliaçaoPneumaticosTransmissao.pdf | TCC | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.