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dc.creatorParmeggiani, Othon Pedriel-
dc.date.accessioned2018-07-24T14:14:54Z-
dc.date.available2018-07-24T14:14:54Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.citationPARMEGGIANI, Othon Pedriel. Avaliação de pneumáticos na transmissão de esforços em pavimento flexível. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22033-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarregamentospt_BR
dc.subjectEsforçospt_BR
dc.subjectEixopt_BR
dc.subjectPavimento asfáltico flexívelpt_BR
dc.subjectDeslocamentospt_BR
dc.subjectTensõespt_BR
dc.subjectDeformaçõespt_BR
dc.subjectLimites legais de cargapt_BR
dc.subjectSoftware ELSYM5pt_BR
dc.titleAvaliação de pneumáticos na transmissão de esforços em pavimento flexívelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0260699921764506pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs pavimentos rodoviários requerem infraestrutura para que consigam suportar os esforços solicitantes em especial os causados pelos carregamentos de rodas que são transmitidos por diferentes tipos de pneumáticos e de eixo à estrutura do pavimento. Além das regulações de cargas por veículo e por eixo existe ainda a pluralidade de pneumáticos que não é levada em conta nos dimensionamentos de pavimentos. Então, a proposta desse trabalho foi fazer a análise da influência do tipo de pneumático no comportamento mecânico de uma estrutura típica de pavimento asfáltico rodoviário. Por meio do software ELSYM5 as análises mecanicistas com interação das características dos componentes das camadas do pavimento e das características do carregamento, analisou-se tensões, deformações e deslocamentos. Por fim, esses resultados foram comparados entre a utilização do pneumático 7,50 R15 eixo simples rodado duplo (ESRD) e do pneumático extralargo 385/65 R22,5 eixos simples (ES). A conclusão foi que o pneu extralargo é mais danoso em todos esforços citados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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