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dc.creatorCosta, Lethicia Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-24T12:31:05Z-
dc.date.available2018-07-24T12:31:05Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationCosta, Lethicia Oliveira. Análise Comparativa Do Comportamento Estrutural Das Longarinas Do Projeto Da Ponte Sobre O Ribeirão São Félix Em Situação De Alargamento. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22030-
dc.description.abstractWith the modification of current traffic patterns, many bridges and viaducts are getting obsolete transversal gauges thereby, the responsibility of engineers to study widened decks methodologies increases. This paper presents the comparative analysis of the structural behavior of the bridge’s stringer over the Ribeirão São Félix, located on the LMG – 746, highway in the Monte Carmelo - Chapada de Minas in a possible widening situation. Initially, a conceptual research on the methodologies of widening; was prepared, posteriorly with the aid of AutoCAD, there was the proposition of the enlargement to be realized in the bridge in analysis. The study counts on the comparison of the soliciting efforts and the flexural and shear reinforcement in the spars in two situations: bridge with the original design deck and the extended deck. Calculations concerning the stringer in the widening situation were performed using the Ftool 4.0 computational tool, AutoCAD and Excel spreadsheets. In order to carry out the comparison of the projects, it was necessary to understand the considerations of the designer of the bridge in order to justify the differentiation of calculations. As a complement, an executive scheme was proposed to enable the widening.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPontept_BR
dc.subjectBridgept_BR
dc.subjectalargamentopt_BR
dc.subjectwideningpt_BR
dc.subjectlongarinapt_BR
dc.subjectstringerpt_BR
dc.subjecttabuleiropt_BR
dc.subjectdeckpt_BR
dc.titleAnálise comparativa do comportamento estrutural das longarinas do projeto da ponte sobre o ribeirão São Félix em situação de alargamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cilone, Arquimedes Diógenes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990211823601341pt_BR
dc.contributor.referee1Guterres , Paulo Roberto Cabana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8783268429234266pt_BR
dc.contributor.referee2Delalibera, Rodrigo Gustavo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277549281444797pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0659032990890507pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom a modificação dos padrões de tráfego atuais, muitas pontes e viadutos estão ficando com os gabaritos transversais obsoletos com isso, a responsabilidade dos engenheiros em estudar metodologias de alargamento de tabuleiros aumenta. Este trabalho apresenta a análise comparativa do comportamento estrutural das longarinas da ponte sobre o Ribeirão São Félix, localizada na Rodovia LMG-746, no trecho Monte Carmelo – Chapada de Minas em uma possível situação de alargamento. Inicialmente, foi feita uma pesquisa conceitual a respeito das metodologias de alargamento; posteriormente, com o auxílio do AutoCAD, propôs-se o alargamento a ser realizado na ponte em análise. O estudo conta com uma comparação dos esforços solicitantes e das armaduras de flexão e cisalhante nas longarinas em duas situações: ponte com o tabuleiro do projeto original e com o tabuleiro alargado. Os cálculos referentes às longarinas na situação de alargamento foram realizados com auxílio da ferramenta computacional Ftool 4.0, AutoCAD e planilhas em Excel. Para a realização da comparação dos projetos, foi necessário entender as considerações do projetista da ponte para justificar as diferenciações de cálculos. Como complemento, propôs-se um esquema executivo para a realização do alargamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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