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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Costa, Lethicia Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-24T12:31:05Z | - |
dc.date.available | 2018-07-24T12:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Lethicia Oliveira. Análise Comparativa Do Comportamento Estrutural Das Longarinas Do Projeto Da Ponte Sobre O Ribeirão São Félix Em Situação De Alargamento. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22030 | - |
dc.description.abstract | With the modification of current traffic patterns, many bridges and viaducts are getting obsolete transversal gauges thereby, the responsibility of engineers to study widened decks methodologies increases. This paper presents the comparative analysis of the structural behavior of the bridge’s stringer over the Ribeirão São Félix, located on the LMG – 746, highway in the Monte Carmelo - Chapada de Minas in a possible widening situation. Initially, a conceptual research on the methodologies of widening; was prepared, posteriorly with the aid of AutoCAD, there was the proposition of the enlargement to be realized in the bridge in analysis. The study counts on the comparison of the soliciting efforts and the flexural and shear reinforcement in the spars in two situations: bridge with the original design deck and the extended deck. Calculations concerning the stringer in the widening situation were performed using the Ftool 4.0 computational tool, AutoCAD and Excel spreadsheets. In order to carry out the comparison of the projects, it was necessary to understand the considerations of the designer of the bridge in order to justify the differentiation of calculations. As a complement, an executive scheme was proposed to enable the widening. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ponte | pt_BR |
dc.subject | Bridge | pt_BR |
dc.subject | alargamento | pt_BR |
dc.subject | widening | pt_BR |
dc.subject | longarina | pt_BR |
dc.subject | stringer | pt_BR |
dc.subject | tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | deck | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa do comportamento estrutural das longarinas do projeto da ponte sobre o ribeirão São Félix em situação de alargamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ciloni, Arquimedes Diógenes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0990211823601341 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guterres , Paulo Roberto Cabana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8783268429234266 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Delalibera, Rodrigo Gustavo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6277549281444797 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0659032990890507 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a modificação dos padrões de tráfego atuais, muitas pontes e viadutos estão ficando com os gabaritos transversais obsoletos com isso, a responsabilidade dos engenheiros em estudar metodologias de alargamento de tabuleiros aumenta. Este trabalho apresenta a análise comparativa do comportamento estrutural das longarinas da ponte sobre o Ribeirão São Félix, localizada na Rodovia LMG-746, no trecho Monte Carmelo – Chapada de Minas em uma possível situação de alargamento. Inicialmente, foi feita uma pesquisa conceitual a respeito das metodologias de alargamento; posteriormente, com o auxílio do AutoCAD, propôs-se o alargamento a ser realizado na ponte em análise. O estudo conta com uma comparação dos esforços solicitantes e das armaduras de flexão e cisalhante nas longarinas em duas situações: ponte com o tabuleiro do projeto original e com o tabuleiro alargado. Os cálculos referentes às longarinas na situação de alargamento foram realizados com auxílio da ferramenta computacional Ftool 4.0, AutoCAD e planilhas em Excel. Para a realização da comparação dos projetos, foi necessário entender as considerações do projetista da ponte para justificar as diferenciações de cálculos. Como complemento, propôs-se um esquema executivo para a realização do alargamento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
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