Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22015
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFonseca, Odinei da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-23T18:57:14Z-
dc.date.available2018-07-23T18:57:14Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationFONSECA, Odinei da Silva. Percepções ambientais de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Uberlândia. 2018. 28fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22015-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPercepções ambientaispt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.titlePercepções ambientais de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884135674090874pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Jr, Melchior José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454453778087200pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309508173522910pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo observarmos a educação ambiental nas escolas percebemos que seus currículos e programas não são trabalhados com a importância necessária que este tema exige, pois as questões ambientais deveriam ser tratadas de forma transversal, interligando todas as disciplinas escolares e implementando um diálogo direto com os alunos, permitindo que eles conheçam os problemas e reflitam sobre eles, pois os jovens precisam acreditar que estes problemas são concretos e reais. Este trabalho pretendeu identificar quais são as percepções ambientais que os alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Estadual manifestaram quando foram convidados a refletir sobre as questões ambientais, e qual o tipo de relação que cada estudante apresentou com o meio ambiente. Para tal, utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário misto, composto por questões abertas e tirinhas. Os dados foram analisados dentro da abordagem qualitativa na perspectiva da análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que a maioria dos discentes possui uma visão superficial e distanciada do meio ambiente. Entretanto, outros tipos de percepções também foram observadas, por isso acreditamos ser necessário que o tema seja debatido de forma mais ampla e de maneira interdisciplinar por toda a comunidade escolar, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino desta temática buscando uma consciência ambiental mais equilibrada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PercepcõesAmbientaisAlunos.pdf476.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.