Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Odinei da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T18:57:14Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T18:57:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Odinei da Silva. Percepções ambientais de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Uberlândia. 2018. 28fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22015 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Percepções ambientais | pt_BR |
dc.subject | Consciência ambiental | pt_BR |
dc.title | Percepções ambientais de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884135674090874 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares Jr, Melchior José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8454453778087200 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3309508173522910 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao observarmos a educação ambiental nas escolas percebemos que seus currículos e programas não são trabalhados com a importância necessária que este tema exige, pois as questões ambientais deveriam ser tratadas de forma transversal, interligando todas as disciplinas escolares e implementando um diálogo direto com os alunos, permitindo que eles conheçam os problemas e reflitam sobre eles, pois os jovens precisam acreditar que estes problemas são concretos e reais. Este trabalho pretendeu identificar quais são as percepções ambientais que os alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Estadual manifestaram quando foram convidados a refletir sobre as questões ambientais, e qual o tipo de relação que cada estudante apresentou com o meio ambiente. Para tal, utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário misto, composto por questões abertas e tirinhas. Os dados foram analisados dentro da abordagem qualitativa na perspectiva da análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que a maioria dos discentes possui uma visão superficial e distanciada do meio ambiente. Entretanto, outros tipos de percepções também foram observadas, por isso acreditamos ser necessário que o tema seja debatido de forma mais ampla e de maneira interdisciplinar por toda a comunidade escolar, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino desta temática buscando uma consciência ambiental mais equilibrada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PercepcõesAmbientaisAlunos.pdf | 476.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.