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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22010
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Castro, Gabriela Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T18:22:53Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T18:22:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Gabriela Lima de. Efeito do treinamento resistido aliado à estratégia de tarefa dupla na capacidade funcional e desempenho cognitivo em idosos ativos. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22010 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Treinamento Resistido | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Capacidade Funcional | pt_BR |
dc.subject | Tarefa Dupla | pt_BR |
dc.title | Efeito do treinamento resistido aliado à estratégia de tarefa dupla na capacidade funcional e desempenho cognitivo em idosos ativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Giselle Helena | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402979249353952 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Giselle Helena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402979249353952 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Kanitz, Ana Carolina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915595580869319 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Coelho, Flávia Gome de Melo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5426612879170693 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8739985391859363 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Avaliar o efeito de um programa de treinamento resistido aliado à estratégia de tarefa dupla na capacidade funcional (CF) e desempenho cognitivo (DC) em idosos ativos. Métodos: Participaram do estudo 19 idosos que foram divididos em dois: Grupo Treinamento Resistido (n=10) (GT) e Grupo Treinamento Resistido com Tarefa dupla (n=9) (GT+TD). O programa de treinamento resistido teve duração de 10 semanas, 2 vezes por semana, com cargas variando de 50% a 80% de 1RM e ambos os grupos participaram. O GT+TD realizou tarefas cognitivas aliadas aos exercícios do treinamento resistido todos os dias do programa. Para avaliar os voluntários aplicou-se os testes PRÉ treinamento e PÓS, a partir da Bateria de Testes Físicos e Funcionais para Idosos da American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), Timed Up & Go (TUG), TUG com tarefa dupla, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Teste do Relógio (TRD), Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para análise estatística foi utilizado o teste Equações Estimativas Generalizada (GEE) e Bonferroni. O nível de significância adotado foi α=0,05. Resultados: Os resultados relativos às capacidades agilidade (AGIL), coordenação (COO), flexibilidade (FLEX), comparando os valores PRÉ e PÓS dos dois grupos mantiveram iguais, sem diferente estatística. Nos testes resistência aeróbia (RAG) e resistência de força (RESISFOR) entre os momentos PRÉ e PÓS no GT e GT+TD apresentaram uma melhora significativa. Igualmente no índice de aptidão geral funcional (IAGF) houve melhora, mas apenas no GT+TD. No que se refere ao desempenho cognitivo, os dados evidenciaram que no MEEM, TDR entre o PRÉ e PÓS em ambos os grupos mantiveram os valores iniciais. Na BAF, os dois grupos apresentaram valores melhores no PÓS teste, obtendo um melhor desempenho cognitivo após 10 semanas de treinamento resistido. Conclusão: As evidências apresentadas neste estudo sobre a CF demonstram que os idosos que participaram do programa de treinamento mantiveram AGIL, COO, FLEX e melhoraram força muscular e resistência aeróbia, sendo que o grupo GT+TD melhorou significativamente o IAGF. O GT+TD PÓS treinamento aprimorou a capacidade de realizar duplas tarefas. No MEEM e TDR os idosos mantiveram os resultados iniciais, e na BAF ambos os grupos melhoraram. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
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