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dc.creatorSantos, Rodolfo Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-23T18:16:38Z-
dc.date.available2018-07-23T18:16:38Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodolfo Oliveira. Estudo para armazenamento compartilhado em centros comerciais. Estudo de caso: polo receptor de produtos de Uberlândia – MG.. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22007-
dc.description.abstractThe city of Uberlândia, Minas Gerais, is recognized as a pole of excellence in logistics due to its strategically privileged location, sharing the distribution of the five largest Brazilian economic sources:. In addition, in 2010, a warehouse opened in the Manaus Free Zone, attracting a large number of investors, resulting in greater development of the economy and the municipal population. This advance entails obstacles to the efficiency of the delivery system in urban centers, such as: high vehicle density (which generates low fluidity at peak times), possible lack of safety in night deliveries, difficulty in maneuvering of freight vehicles, among others. This work focuses on the study of storage in large urban centers, especially a shopping mall in the city, observing and comparing the conventional system of delivery and storage with a new inventory-sharing system, using city logistics concepts, considering deliveries at fixed receptions known as docks. At the end of this work, we reached considerable results that indicated economic advantages of, on average, 15% in the case study exemplified, as well as better use of available physical space of the receiving pole. Another favorable point would be the greater bargaining power of the shopkeeper with the receiving pole and suppliers since, with the rental of stands for stocks, there is more space to store products, increasing the quantity of products, reducing the cost of freight per product.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectEstoquept_BR
dc.subjectStockpt_BR
dc.subjectArmazenagempt_BR
dc.subjectStoragept_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectSharingpt_BR
dc.titleEstudo para armazenamento compartilhado em centros comerciais.pt_BR
dc.title.alternativeEstudo de caso: polo receptor de produtos de Uberlândia – MG.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Paulo de Tarso Ricci-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2399950354762442pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1250789610132386pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA cidade de Uberlândia, situada em Minas Gerais, é reconhecida como polo de excelência em logística devido a sua localização estrategicamente privilegiada, compartilhando a distribuição das cinco maiores fontes econômicas brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Além disso, em 2010, inaugurou-se um entreposto da Zona Franca de Manaus, atraindo uma grande quantidade de investidores, resultando em um maior desenvolvimento da economia e população municipal. Este avanço acarreta em obstáculos para eficiência do sistema de entrega em centros urbanos, como: densidade alta de veículos (o que gera baixa fluidez nos horários de pico), possível falta de segurança em entregas noturnas, dificuldade de espaço para manobras de veículos cargueiros, entre outros. Este trabalho tem como foco o estudo de estocagem em grandes centros urbanos, em especial um shopping da cidade, observando e comparando o sistema convencional de entrega e armazenamento com novo sistema de compartilhamento de estoques, utilizando-se para isso conceitos de city logistics, considerando entregas noturnas e em recepções fixas conhecidas como docas. Ao final deste trabalho, chegou-se em resultados consideráveis que apontaram vantagens econômicas de, em média, 15% no estudo de caso exemplificado, bem como melhor utilização do espaço físico disponível do polo receptor. Outro ponto favorável seria o maior poder de negociação do lojista com o polo receptor e fornecedores já que, com o aluguel de estandes para estoques, há mais espaço para armazenar produtos, aumentando a quantidade de produtos, reduzindo o custo do frete por produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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