Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Geovânia Dias da-
dc.date.accessioned2018-07-19T15:17:45Z-
dc.date.available2018-07-19T15:17:45Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Geovânia Dias da. Entrelaçamentos intersubjetivos na construção da peça “Ismênia” à luz do teatro do oprimido. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21947-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectBlack womanpt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectArtimanhapt_BR
dc.titleEntrelaçamentos intersubjetivos na construção da peça “Ismênia” à luz do teatro do oprimidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.referee2Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883837956755697pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNesse percurso, conto a história da minha vida, porque o caminho também faz parte dela, bem como os trabalhos de que participei, os relacionamentos que construí e os projetos que desenhei. O caminhar de uma professora de Teatro negra na cidade de Uberlândia, ao buscar interação entre comunidades diversas, da área teatral e da área jurídica, com fundamentação teórica nas leituras de Paulo Freire e teórico-prática nas bases do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, apropriando-me de sua teoria e de suas técnicas de jogos teatrais para me auxiliar na narrativa de uma trajetória de lutas. Utilizei, ainda, como referencial teórico o sistema de jogos teatrais de Viola Spolin e a formulação de princípios de trabalho do ator de Constantin Stanislavski. Como material de pesquisa de campo, trago a narrativa teatralizada da história de Ismene Mendes, mulher honrada, lutadora que defendeu a vida dos mais pobres até seus últimos dias. E, em última instância, conto a história da Companhia Artimanha, grupo de Direito e Arte formado no âmago da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, por estudantes, técnicos e professores, que definem a si mesmos como “amadores e bemintencionados”. De fato, sua intenção de construir um mundo melhor por meio do teatro levouos longe. Por fim, creio que os objetivos almejados foram alcançados, ao demonstrar minhas habilidades como professora de Teatro, com minhas vivências de mulher negra, de promover o compartilhamento de conhecimentos do campo da encenação teatral na direção do grupo de teatro amador do curso de Direito da UFU para construção da peça teatral Ismênia, dando projeção à história dessa mulher admirável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntrelacamentosIntersubjetivosConstrucao.pdf959.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.