Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21929Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Santana, Samuel Antônio | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-19T12:37:30Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-19T12:37:30Z | - |
| dc.date.issued | 2017-07-08 | - |
| dc.identifier.citation | SANTANA, Samuel Antônio. Liquidados, por uma dramaturgia da cena. Uberlândia. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.61 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21929 | - |
| dc.description.abstract | Este artículo presenta, como tema general, la creación dramatúrgica del espectáculo “Liquidados” con el fin de entender, por la reflexión y el análisis de los procedimientos adoptados, como las decisiones tomadas en la sala de ensayos, sesiones de improvisación, la exploración de los recursos escénicos, la escritura textual y presentaciones públicas fueran definitivos para la construcción de su dramaturgia escénica. Aborda, por lo tanto, a partir de la tríada actor, director y dramaturgo, una comprensión más amplia de la dramaturgia, lo que, además del texto escrito, está directamente vinculada a la creación de sentido en la escena, las decisiones tomadas durante el proceso de creación del espectáculo, de la investigación sobre las sesiones de improvisación, la construcción de físicos-acciones de los actores, la organización de todos los elementos escénicos por los miembros del equipo, especialmente el director de puesta em escena, y el seguimiento del autor teatral, dramaturgo, que revela las fuentes, sugiere caminos, garabatea conflictos, siempre basados en el material escénico que se crea y recrea en constante diálogo con la obra escrita. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
| dc.subject | Dramaturgy | pt_BR |
| dc.subject | Improvisação | pt_BR |
| dc.subject | Improvisation | pt_BR |
| dc.subject | Pontos de Vista | pt_BR |
| dc.subject | Viewpoints | pt_BR |
| dc.subject | Processo de Criação | pt_BR |
| dc.subject | Creation Process | pt_BR |
| dc.subject | Encenação | pt_BR |
| dc.subject | Staging | pt_BR |
| dc.subject | Ações Físicas | pt_BR |
| dc.subject | Physical Actions | pt_BR |
| dc.title | Liquidados - Por uma Dramaturgia da Cena | pt_BR |
| dc.title.alternative | Liquidados - Por una Dramaturgia de la Escena | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Piragibe, Mario Ferreira | - |
| dc.contributor.referee1 | Trotta, Rosyane | - |
| dc.contributor.referee2 | Paula, José Eduardo de | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248352J8 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta, como tema geral, a criação dramatúrgica do espetáculo Liquidados afim de compreender, pela reflexão e análise dos procedimentos adotados, como as escolhas tomadas em sala de ensaio, sessões de improvisação, exploração de recursos cênicos, escrita textual e apresentações públicas, foram definitivas para a construção de sua dramaturgia cênica. Aborda, para tanto, a partir da tríade ator-encenador-dramaturgo, uma compreensão ampliada do termo Dramaturgia, que, para além do texto escrito, está diretamente ligada à criação de sentido em cena, pelas escolhas tomadas durante o processo de criação do espetáculo, a partir da investigação em sessões de improvisação, da construção de ações-físicas pelos atores, da organização de todos os elementos cênicos pelos membros da equipe, especialmente o diretor-encenador, e do acompanhamento do dramaturgo dramaturgista, que revela fontes, sugere caminhos, rabisca conflitos, sempre tendo como base o material cênico que se cria e recria em constante diálogo com o trabalho de escrita. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 148 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.61 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LiquidadosDramaturgiaCena.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
