Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21892
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFerreira, Luiz Henrique Coutinho-
dc.date.accessioned2018-07-18T12:49:55Z-
dc.date.available2018-07-18T12:49:55Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luiz Henrique Coutinho. Virada Estética e Hieronymus Bosch: uma análise política de sua obra. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21892-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze works of art by Hieronymus Bosch in order to identify political aspects present in his pictorial representations. The study focuses on two particular works of art – "The Peddler" and "The Haywain" –, which reflect key aspects of Bosch's production style. This article is based on the theoretical propositions of Roland Bleiker (2009) on the Aesthetic Turn in International Relations, which raise the issue of the importance of the inevitable gap between representation and the represented, assuming that it is in this hiatus that the political is located. The choice of Bosch's oeuvre in this study is justified by the fact that it treats reality in a deliberately "unreal" way, that is, it values the distance in representation between the observable world and the way the artist portrays it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVirada Estéticapt_BR
dc.subjectAesthetic Turnpt_BR
dc.subjectBoschpt_BR
dc.subjectanálise políticapt_BR
dc.subjectpolitical analysispt_BR
dc.subjectrepresentaçãopt_BR
dc.subjectrepresentationpt_BR
dc.titleVirada Estética e Hieronymus Bosch: uma análise política de sua obrapt_BR
dc.title.alternativeAesthetic Turn and Hieronymus Bosch: a political analysis of his workpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Selis, Lara Martim Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9870459573825130pt_BR
dc.contributor.referee1Zanella, Cristine Koehler-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6829487127607814pt_BR
dc.contributor.referee2Trópia, Patrícia Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550253896783945pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2406982441097990pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como intuito analisar obras do pintor Hieronymus Bosch de modo a identificar aspectos políticos presentes em suas representações pictóricas. O estudo se aprofunda em duas obras em particular – The Peddler ("O Viajante") e The Haywain ("O Carro de Feno") –, que refletem aspectos-chave do estilo de produção de Bosch. Para tanto, têm-se como base as proposições teóricas de Roland Bleiker (2009) sobre a Virada Estética nas Relações Internacionais, que levantam a questão da importância da lacuna inevitável existente entre a representação e o representado, assumindo que é nesse hiato que a política se localiza. A escolha das obras de Bosch neste estudo se justifica pelo fato de que estas tratam a realidade de forma deliberadamente "irreal", ou seja, valorizam a distância representativa entre o mundo observável e a forma como o artista o retrata.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ViradaEstéticaBosch.pdfTCC649.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.