Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dutra, Renata Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-17T01:34:33Z | - |
dc.date.available | 2018-07-17T01:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Renata Silveira. “Mantenha a democracia em marcha!” A construção sensível do front doméstico em animações de Walt Disney (1942). 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21849 | - |
dc.description.abstract | This work is intended to understand Walt Disney's imagery constructions in the 1942 animations The New Spirit and Out The Frying Pan Into The Firing Line, also in 1942. The imagery elaborations had one main purpose: to foment the so-called war effort in the citizens Americans. The insertion of the United States in World War II was characterized not only by the willingness of countless soldiers to the fronts of battle but also by the imagistic production of various war propaganda. The analysis of this work perpasses the analysis of the various fronts that the advertising cinema lists in these animations: musicality, the construction of the combatant spectator, the relationship of food with politics and hyperbolic narrative and imperative of convincing. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História e Cinema | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Esforço de Guerra | pt_BR |
dc.subject | Walt Disney | pt_BR |
dc.subject | History and Cinema | pt_BR |
dc.subject | Animation | pt_BR |
dc.subject | Advertising | pt_BR |
dc.subject | Effort of War | pt_BR |
dc.title | “Mantenha a democracia em marcha!” A construção sensível do front doméstico em animações de Walt Disney (1942) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paranhos, Kátia Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702105A6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Lucas Henrique dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314221T9 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3867261590121218 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por finalidade entender as construções imagéticas de Walt Disney nas animações The New Spirit, de 1942 e Out The Frying Pan Into The Firing Line, também de 1942. As elaborações imagéticas tinham um propósito principal: fomentar o chamado esforço de guerra nos cidadãos estadunidenses. A inserção dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial teve por característica não apenas a disposição de inúmeros soldados aos fronts de batalha, mas também a produção imagética de diversas propagandas de guerra. A análise deste trabalho perpassa as análises das diversas frentes que o cinema de propaganda elencou nessas animações: a musicalidade, a construção do espectador combatente, a relação da comida com a política e a narrativa hiperbólica e imperativa de convencimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 60 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MantenhaDemocraciaMarcha.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.