Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ríspolli, Guilherme Conrado Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T19:34:01Z | - |
dc.date.available | 2018-07-11T19:34:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
dc.identifier.citation | RÍSPOLLI, Guilherme Conrado Pereira. Rubens Corrêa é Artaud!: as manifestações (do) inconsciente/s no trabalho do ator [uma busca pela atuação esquizofrênica rubeniana]. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1402 . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21810 | - |
dc.description.abstract | This essay seeks to bring out the discussion about the poetic power that is within the unconscious language of the actor’s work, by means of the schizophrenic process. To bring to light the work of Rubens Corrêa, brazilian actor and director, within the play Artaud! (1986), the reading suggest that the rubenian schizophrenic acting is part of the poetic madness present in the artaudian work-life. From the observation of the rehearsal-video made by Ipanema Theatre in partnership with the filmaker Gilberto Gouma, I search the inner dialogue within the theatrical-vital thoughts resulting from the Theatre of Cruelty and the studies about the unconscious manifestations in regard to acting. In this way, it is possible to recognize the qualities found in the schizophrenia for the acting process, since the vital scenic energy opens the paths to the human abyss, located within the unconscious region, the fragmentation of being and the lucidity of madness, that reveals the human being in their poetic essence/truth. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rubens Corrêa | pt_BR |
dc.subject | Antonin Artaud | pt_BR |
dc.subject | Inconsciente | pt_BR |
dc.subject | Atuação esquizofrênica | pt_BR |
dc.subject | Rubens Corrêa | pt_BR |
dc.subject | Antonin Artaud | pt_BR |
dc.subject | Unconscious | pt_BR |
dc.subject | Schizophrenic acting | pt_BR |
dc.subject | Inconsciente | pt_BR |
dc.subject | Corrêa, Rubens, 1931-1996 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Atuação esquizofrênica | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.title | Rubens Corrêa é Artaud!: as manifestações (do) inconsciente/s no trabalho do ator [uma busca pela atuação esquizofrênica rubeniana] | pt_BR |
dc.title.alternative | Rubens Corrêa is Artaud!: the unconscious manifestations in the actor work [looking for the rubenian schizophrenic acting] | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159513683604358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Dirce Helena Benevides de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912456509075556 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salles, Nara Graça | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8841719783919052 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gouma, Gilberto Schmütz | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6454191382441464 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1267755930178939 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho vem trazer à tona a discussão sobre a força poética que está contida na linguagem (do) inconsciente para o ofício do ator, por meio do processo esquizofrênico. Ao resgatar o trabalho de Rubens Corrêa, ator e diretor brasileiro, dentro do espetáculo Artaud! (1986), o que se visa é sugerir a leitura da atuação esquizofrênica rubeniana que compõe a poética da loucura presente na vida-obra artaudiana. A partir das observações do vídeo-ensaio produzido pelo Teatro Ipanema em parceria com o cineasta Gilberto Gouma, procuro dialogar com os pensamentos teatrais-vitais advindos do Teatro da Crueldade e os estudos acerca das manifestações (do) inconsciente/s para se pensar a atuação. Deste modo, faz-se possível reconhecer as qualidades encontradas na esquizofrenia para o processo do ator, desde a energia cênica vital até a abertura de caminhos para os abismos humanos alojados na região do inconsciente, a fragmentação do ser e a lucidez da loucura, que revelam o ser humano em sua essência/verdade poética. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 177 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1402 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RubensCorrêaArtaud.pdf | 49.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.