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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSpera, Marco Tulio Nicoli-
dc.date.accessioned2018-07-05T20:54:13Z-
dc.date.available2018-07-05T20:54:13Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationSPERA, Marco Tulio Nicoli. Caindo Na Armadilha: A Copa Do Mundo Como Estratégia De Estado No Século XXI. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21732-
dc.description.abstractSince 2002, many nations from four continents have accepted the challenge to spend some billion of dollars in the purpose of hosting the World Cup of soccer. Brazil alone is estimated to have spent an amount between R$ 25,5 billion and R$ 28 billion to host the World Cup of 2014. In this work, both the reasons in favour and against hosting the tournament will be measured: in the one hand, the sport’s capacity on allowing the governments to alter the national identity and insert themselves in the International Community, added to a supposed possibility to use this mega event with the intent of providing development, should direct the governments towards the decision of hosting the World Cup; in the other hand, the corruption and the heavy demands of Fifa, added to the lack of planning and transparency from the governments, turn this decision onerous to the public treasury and to the society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCopa do Mundopt_BR
dc.subjectWorld Cuppt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectGovernospt_BR
dc.subjectGovernmentspt_BR
dc.subjectFifapt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectNational identitypt_BR
dc.titleCaindo na armadilha: a Copa do Mundo como estratégia de Estado no século XXIpt_BR
dc.title.alternativeFalling into the trap: the World Cup as strategy of state in the twenty-first centurypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Filipe Almeida do Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164493E6pt_BR
dc.contributor.referee1Selis, Lara Martim Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480820T9pt_BR
dc.contributor.referee2Lenk, Wolfgang-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731626P0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8217390U8pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDesde 2002, alguns países em quatro continentes do planeta se propuseram a abrir o talão de cheques, gastando bilhões de dólares para receber a Copa do Mundo de futebol. Somente o Brasil deve ter gasto algo entre R$ 25,5 e R$ 28 bilhões para ser a sede do Mundial em 2014. Neste trabalho, os pesos favoráveis e contrários serão colocados na balança: a capacidade do esporte em permitir aos governos ressignificar a identidade nacional e se inserir internacionalmente, somada a uma suposta possibilidade em utilizar o Megaevento para gerar desenvolvimento, pesam a favor da decisão de sediar a Copa do Mundo; ao passo em que e a corrupção e as exigências da Fifa, somadas à falta de planejamento e transparência dos governos, tornam essa decisão onerosa para os cofres públicos e para a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

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