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dc.creatorEvangelista, Igor Gabriel Ribeiro Cardoso-
dc.date.accessioned2018-07-04T13:10:59Z-
dc.date.available2018-07-04T13:10:59Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Igor Gabriel Ribeiro Cardoso. Verificação de segurança de vigas pré-moldadas de concreto durante o içamento. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21708-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIçamentopt_BR
dc.subjectVigapt_BR
dc.subjectInstabilidade Lateralpt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.titleVerificação de segurança de vigas pré-moldadas de concreto durante o içamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Cristina Vidigal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787104367701931pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Vanessa Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224610551194911pt_BR
dc.contributor.referee2Alva, Gerson Moacyr Sisniegas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2822918340798434pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5346564277512191pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo da instabilidade de vigas pré-moldadas de concreto tem merecido maior atenção devido à vasta aplicabilidade em obras de grande porte e aos preocupantes acidentes registrados com a ruptura de vigas por instabilidade lateral. A importância do estudo deve ser considerada além da fase em serviço, mas também durante as fases transitórias, como transporte e içamento. A geometria da viga influencia diretamente no problema de instabilidade, por se tratar de elementos estruturais longos, esbeltos e pré-moldado. Devido ao processo de fabricação não conseguir produzir vigas totalmente retas, estas apresentam imperfeições laterais que são responsáveis por provocar instabilidade quando içada por cabos. Neste contexto, este trabalho analisa o comportamento estrutural de vigas durante a fase de içamento por meio de cabos de aço, levando-se em conta os modelos analíticos disponíveis na literatura técnica para verificação das condições de segurança. As análises realizadas abrangeram a comparação dos fatores de segurança de projeto, bem como a comparação dos ângulos de giro das vigas durante a operação de içamento. Constatou-se que a excentricidade lateral inicial, o posicionamento dos cabos de suspensão, o comprimento dos balanços, a protensão e a resistência do concreto são as principais variáveis que interferem no problema que rege a instabilidade lateral. Os modelos demonstram que a presença de balanços, a menor excentricidade lateral e uma maior resistência do concreto proporcionam condições mais seguras de içamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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