Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Igor Carvalho-
dc.date.accessioned2018-06-28T19:14:47Z-
dc.date.available2018-06-28T19:14:47Z-
dc.date.issued2018-04-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Igor Carvalho. Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno - Uberlândia. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21666-
dc.descriptionSILVA, Eliete Antônia da. Entre lutas, normas e preconceitos: pessoas com deficiência e os (des)caminhos da inclusão social - Uberlândia. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.pt_BR
dc.description.abstractHeavy metal might be taken by most people strictly as a musical genre. In order to debunk this concept, this paper understands heavy metal as a multilingual aesthetic cultural movement enhanced by other expressions that are sometimes neglected or omitted, such as flyers, album covers and sleeves, promotional photos, fanzines, video clips, movies, dances, clothing, verbal and body language, among others. Therefore, it is understood that all of these forms of art mentioned above are intrinsic. Being the subject matter strongly linked to everyday life aspects, autoethographic method of research was sought, since this method understands that active participants are essential during the research process. Thus, this paper is focused on the manifestations of heavy metal in the region of Uberlândia and the whole universe surrounding it. In order to investigate the aesthetic potentialities of heavy metal, this research is supported by the concept of art from a perspective of aesthetic experience addressed by Richard Shusterman and John Dewey. According to their concept on the aesthetic experience, it happens first by one's appreciation of nature, and therefore, it is not submitted to the boundaries of hegemonic art, bringing art closer to ordinary life. It is understood that this subject matter has a wide range of applications, so this research was organized in five groups called "metallic components" distributed in the form of essays containing discussions on the various possibilities of an aesthetic appreciation over them, being: underground, Inverted Cross, Headbanging, Satanic Triângulo Mineiro and Glam Invasion. Furthermore, by raising some of the characteristics of heavy metal, some of its aesthetic expressions were highlighted through the process of research, pointing out the aesthetic potentials of the style from the multiplicity of its expressions and its competence as a truly relevant artistic and cultural movement in the region of Triangulo Mineiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeavy metalpt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectTriângulo mineiropt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectHeavy metalpt_BR
dc.subjectAesthetic experiencept_BR
dc.subjectTriangulo mineiropt_BR
dc.subjectVisual culturept_BR
dc.titleExperiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.pt_BR
dc.title.alternativeAesthetic experience in heavy metal: an analysis from the Uberlândia's scene and its surroundings.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arslan, Luciana Mourão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399813319581612pt_BR
dc.contributor.referee1Arslan, Luciana Mourão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399813319581612pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Raquel Mello Salimeno de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945390057552432pt_BR
dc.contributor.referee3Franco, Edgar Silveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415486629956081pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4778424152865003pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO heavy metal pode ser visto pela maioria das pessoas como um gênero estritamente musical. Para desmitificar esse conceito, esse trabalho entende o heavy metal como um movimento cultural de multilinguagens estéticas. Além da expressão musical, o heavy metal também possui outras expressões que por vezes são renegadas ou esquecidas, como os flyers, as capas dos álbuns, as fotos promocionais, os fanzines, os videoclipes, os filmes, as danças, o vestuário, a linguagem verbal e corporal, entre outras. Dessa forma, entende-se que essas várias produções estéticas do heavy metal são indissociáveis. Por se tratar de um objeto de estudo que está fortemente ligado a questões cotidianas e aos prazeres da vida, essa pesquisa segue uma abordagem autoetnográfica. Tal abordagem entende que as experiências particulares do autor são primordiais durante o processo de pesquisa. Dessa maneira, esse trabalho foca a sua atenção para as manifestações do heavy metal na região do Triângulo Mineiro e seu entorno, porém não se encerrando sistematicamente nesse perímetro. Para compreender as potencialidades estéticas do heavy metal, essa pesquisa se sustenta no conceito de arte sob a perspectiva da experiência estética abordada por Richard Shusterman e John Dewey. Esse conceito entende que a experiência estética (re)aproxima a arte da vida ao passo que passamos a compreender que a apreciação estética não está reclusa nos limites da arte hegemônica, pois ela acontece primeiramente na apreciação da natureza. Por entender que o objeto de pesquisa possui uma vasta gama de assuntos a serem abordados, essa pesquisa foi organizada em cinco grupos denominados “componentes metálicos”. Esses grupos foram distribuídos em forma de ensaios que contém discussões acerca das várias possibilidades de uma apreciação estética. São eles: Underground, Cruz invertida, Headbanging, Triângulo satânico mineiro e Invasão glam. Levantando algumas dessas características do heavy metal, ficamos hábeis em perceber o valor das suas expressões estéticas. Assim, essa pesquisa se mostra interessada em defender o potencial estético do heavy metal a partir da multiplicidade de suas expressões e da sua competência enquanto um movimento artístico e cultural na região do Triângulo Mineiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExperiênciaEstéticaHeavy.pdf87.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.