Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Graziella Tassi-
dc.creatorOliveira, Fabiana Sodré de-
dc.creatorCastro, Alessandra Maia de-
dc.creatorAlcântara, Ronan Machado-
dc.creatorFerreira, Danielly Cunha Araújo-
dc.date.accessioned2018-06-25T19:21:35Z-
dc.date.available2018-06-25T19:21:35Z-
dc.date.issued2018-05-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Graziella Tassi et al. Avaliação da habilidade do aluno de Odontologia frente às situações-problema em odontopediatria. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21641-
dc.description.abstractThe goal of this study was to evaluate the student's ability to deal with problem situations in Pediatric Dentistry. The research universe was consisted by dentistry students enrolled in the seventh, eighth, ninth and tenth periods. The data collection instrument was a self-administered quiz with ten problem situations with a Lickert Scale of 1 to 7 points representing levels of self-confidence (in which 1 to 3 represented inadequate skills, 4 not always adequate skills and 5 to 7 appropriate skills). A total of 120 students participated of the study, of which 44 (36.67%) and 76 (63.83%) were male and female, respectively. The results showed that for seven of the ten problem situations presented, the student considered his skill not always adequate, but that he was able to deal with childish behavior half the time that it occurred and that in three the student considered that his skills were adequate and he was able to deal with childish behavior whenever he was observed. No statistically significant difference was observed between the values of the analyzed variables (Mann-Whitney U test, p<0.05). According to the results obtained it was possible to conclude that the student's skills are not always considered adequate in relation to the problem situations in Pediatric Dentistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologiapt_BR
dc.subjectStudents Dentalpt_BR
dc.subjectOdontopediatriapt_BR
dc.subjectPediatric Dentistrypt_BR
dc.subjectComportamento Infantilpt_BR
dc.subjectChild Behaviorpt_BR
dc.titleAvaliação da habilidade do aluno de Odontologia frente às situações-problema em Odontopediatriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Sodré de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466872588578468pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025454487573729pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi avaliar a habilidade do aluno frente às situações-problema em Odontopediatria. O universo da pesquisa foi constituído por alunos de Odontologia matriculados no sétimo, oitavo, nono e décimo períodos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário auto aplicado com dez situações-problema com uma Escala de Lickert de 1 a 7 pontos representando os níveis de autoconfiança (no qual 1 a 3 representava habilidades inadequadas, 4 habilidades nem sempre adequadas e 5 a 7 habilidades adequadas). Participaram do estudo 120 alunos, sendo 44 (36,67%) e 76 (63,83%) do sexo masculino e feminino, respectivamente. Os resultados mostraram que para sete das dez situações-problema apresentadas, o aluno considerou a sua habilidade nem sempre adequada, mas que se achava capaz de lidar com o comportamento infantil na metade das vezes em que ele ocorria e que em três o aluno considerou que as suas habilidades eram adequadas e que ele era capaz de lidar com o comportamento infantil sempre que ele ocorria. Não foi observada diferença estatisticamente significante entre os valores das variáveis analisadas (Teste de U de Mann-Whitney, p < 0,05). De acordo com os resultados obtidos, foi possível concluir que a habilidade do aluno nem sempre é considerada adequada frente às situações-problema em Odontopediatria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoHabilidadeAluno.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.