Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21600
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVieira Junior, Luiz Carlos-
dc.date.accessioned2018-06-21T20:57:23Z-
dc.date.available2018-06-21T20:57:23Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationVIEIRA JÚNIOR, Luiz Carlos. Cultura e identidade : a produção de sentido na formação dos acadêmicos do Curso de Música de uma instituição de ensino superior - Uberlândia 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.515.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21600-
dc.description.abstractThis work aims to understand the manifest value of access to culture and identity in the Arts/Music course of the State University of Montes Claros - Unimontes. The epistemological basis is found in the historical and dialectical materialism of Karl Marx and the theoretical foundation in the area of Cultural Studies. In this way, five academics of the music course, of different profiles and formations, were selected and later invited to participate an in-depth interview. The diagnosis was developed based on the cultural analysis, including the diversity of the studied group and the various formative itineraries. The work discusses the importance of personal experiences and memory in the construction of identity, considering the context of Montes Claros, as well as the environment of the music course researched. From this point on, there is reflection on the inequalities of access to culture, under four points: culture as status, culture as a product, the role of the media and the role of educational institutions. The results indicate the meanings that academics attribute to access to culture and the identity construction, highlighting the limits of massification and the role of university and role of resistance in this context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCultural Studiespt_BR
dc.subjectMúsicpt_BR
dc.subjectComunicationpt_BR
dc.titleCultura e identidade: a produção de sentido na formação dos acadêmicos do curso de música de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeCulture and identity: the production of meanin in the formation of the academics of the music course of a higher education institutionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Jean Joubert Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9224599605968743pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9224599605968743pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1604630320044148pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender o valor manifesto do acesso à cultura e da identidade no curso de Artes/Música da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A base epistemológica localiza-se no materialismo histórico e dialético de Karl Marx e a fundamentação teórica na área de Estudos Culturais. Desse modo, cinco acadêmicos do curso de música, de perfis e formações diferentes, foram selecionados e, posteriormente, convidados a participar de uma entrevista em profundidade. O diagnóstico foi desenvolvido a partir da análise cultural, compreendendo a diversidade do grupo estudado e os diversos itinerários formativos. O trabalho discute a importância das experiências pessoais e da memória na construção da identidade, tendo em vista o contexto de Montes Claros, bem como o ambiente do curso de música pesquisado. A partir daí, faz- se reflexão sobre as desigualdades de acesso à cultura, sob quatro pontos: a cultura como status, a cultura como produto, o papel dos meios de comunicação e o papel das instituições educacionais. Os resultados indicam os sentidos que os acadêmicos atribuem ao acesso à cultura e a construção da identidade, destacando-se os limites da massificação cultural, o papel da universidade e o papel da resistência nesse contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.515pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CulturaIdentidadeProducao.pdf1.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.