Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vieira Junior, Luiz Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T20:57:23Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21T20:57:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA JÚNIOR, Luiz Carlos. Cultura e identidade : a produção de sentido na formação dos acadêmicos do Curso de Música de uma instituição de ensino superior - Uberlândia 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.515. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21600 | - |
dc.description.abstract | This work aims to understand the manifest value of access to culture and identity in the Arts/Music course of the State University of Montes Claros - Unimontes. The epistemological basis is found in the historical and dialectical materialism of Karl Marx and the theoretical foundation in the area of Cultural Studies. In this way, five academics of the music course, of different profiles and formations, were selected and later invited to participate an in-depth interview. The diagnosis was developed based on the cultural analysis, including the diversity of the studied group and the various formative itineraries. The work discusses the importance of personal experiences and memory in the construction of identity, considering the context of Montes Claros, as well as the environment of the music course researched. From this point on, there is reflection on the inequalities of access to culture, under four points: culture as status, culture as a product, the role of the media and the role of educational institutions. The results indicate the meanings that academics attribute to access to culture and the identity construction, highlighting the limits of massification and the role of university and role of resistance in this context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Estudos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Cultural Studies | pt_BR |
dc.subject | Músic | pt_BR |
dc.subject | Comunication | pt_BR |
dc.title | Cultura e identidade: a produção de sentido na formação dos acadêmicos do curso de música de uma instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Culture and identity: the production of meanin in the formation of the academics of the music course of a higher education institution | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Gerson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4315543987857344 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Vanessa Matos dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2601633916210576 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Jean Joubert Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1604630320044148 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender o valor manifesto do acesso à cultura e da identidade no curso de Artes/Música da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A base epistemológica localiza-se no materialismo histórico e dialético de Karl Marx e a fundamentação teórica na área de Estudos Culturais. Desse modo, cinco acadêmicos do curso de música, de perfis e formações diferentes, foram selecionados e, posteriormente, convidados a participar de uma entrevista em profundidade. O diagnóstico foi desenvolvido a partir da análise cultural, compreendendo a diversidade do grupo estudado e os diversos itinerários formativos. O trabalho discute a importância das experiências pessoais e da memória na construção da identidade, tendo em vista o contexto de Montes Claros, bem como o ambiente do curso de música pesquisado. A partir daí, faz- se reflexão sobre as desigualdades de acesso à cultura, sob quatro pontos: a cultura como status, a cultura como produto, o papel dos meios de comunicação e o papel das instituições educacionais. Os resultados indicam os sentidos que os acadêmicos atribuem ao acesso à cultura e a construção da identidade, destacando-se os limites da massificação cultural, o papel da universidade e o papel da resistência nesse contexto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 122 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.515 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CulturaIdentidadeProducao.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.