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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21501
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Os Salesianos no Brasil: uma visão histórico-reflexiva de um discurso universalizante inconsistente |
Alternate title (s): | The Salesians in Brazil: a historical-reflective view of an inconsistent universalizing discourse |
Author: | Pitillo, Silvana Assis Freitas |
First Advisor: | Ramos, Alcides Freire |
Second member of the Committee: | Ramos, Rosângela Patriota |
Third member of the Committee: | Fernandes, Cleudemar Alves |
Fourth member of the Committee: | Barbosa, Kátia Elaine |
Fifth member of the Committee: | Ribeiro, Nádia Cristina |
Summary: | A presente pesquisa buscou mostrar a inconsistência dos discursos da Congregação Salesiana sobre a unicidade de seu projeto pedagógico, referida no enunciado formar o bom cristão e o honesto cidadão. Ao ser implantado no Brasil, com seus institutos e colégios, devido à grande extensão territorial e às enormes diversidades culturais, ele foi multiplicado em diversos outros projetos, objetivando atender às demandas de uma sociedade em transformação na passagem do Império para a República. Para fazer emergir outros sentidos desse enunciado, uma vez que ele está inserido em uma dada realidade histórico-social, foi de suma importância o diálogo entre dois campos do conhecimento: a História e a Análise do Discurso. Ao analisar os discursos presentes na documentação produzida ou autorizada pela Ordem, outros significados das suas práticas pedagógicas foram evidenciados; então, foi possível revelar o compromisso político dos padres italianos com as elites locais e nacionais e com os poderes instituídos, civis e eclesiásticos – embora seus discursos tentem negar essa aliança, ao anunciarem que sua finalidade principal é a assistência caridosa aos pobres, aos órfãos e a todos aqueles que precisam de proteção. Ao afirmarem que a finalidade deles era cuidar e proteger a juventude pobre, abandonada e em perigo de tornar-se marginalizada e criminosa, os discípulos de Dom Bosco defendem que sua prioridade é a salvação dessas almas. Logo, formar o bom cristão e o honesto cidadão significava, para eles, estabelecer práticas pedagógicas – resumidas no que Dom Bosco denominou de Sistema Preventivo – capazes de instituir uma juventude que valorizasse o trabalho, a família, a pátria e Deus. Por isso, em suas entidades educativas, implantaram oficinas com o intuito de formar mão de obra especializada e, assim, assegurar aos jovens um ofício que lhes possibilitasse ganhar a vida honestamente. Os sacerdotes turinenses declaravam que seu sistema educativo era o mais viável para atingir a alma dos jovens, porque privilegiava a prevenção, e não a repressão. Ele se sustentava em três pilares: o amor, a religião e a razão, garantindo, assim, por um lado, a formação integral de seus alunos e, por outro, apresentando um caráter prático e operatório, que poderia ser aplicado em qualquer realidade histórico-social e em qualquer instituição educativa. Contudo, sua atuação em território nacional demonstrou a impossibilidade e a inconsistência dessa assertiva. Os seus trabalhos na região Sudeste e na região Centro-Oeste comprovaram o contrário: ao invés da unicidade, viu-se a multiplicidade das suas práticas pedagógicas. Os estudos sobre os estatutos dos três principais estabelecimentos no Sudeste – o Colégio Santa Rosa, o Liceu Coração de Jesus e as Escolas Dom Bosco – atestaram a existência de dois tipos diferentes de grades curriculares, objetivando responder às demandas da sociedade brasileira em processo de desenvolvimento e modernização. Em vista disso, dois grupos distintos de alunos eram contemplados nesses estabelecimentos: um pertencente às elites e à classe média, e o outro, à classe média baixa e ao operariado. Os primeiros seriam instruídos para ocupar cargos de destaque na sociedade, e os segundos, mão de obra especializada destinada ao mercado. No Centro-Oeste brasileiro, particularmente em Mato Grosso, as ações pedagógicas dos padres italianos junto aos índios Bororo confirmaram a fragmentação do seu sistema educativo, uma vez que, para catequizá-los com a finalidade de assimilá-los à cultura ocidental cristã, tornando-os membros da sociedade nacional, outras práticas pedagógicas foram instituídas. Portanto, na análise do enunciado formar o bom cristão e o honesto cidadão, esta tese pôde comprovar a existência de outros sentidos além do sentido cristão de salvação das almas. Esses significados são revestidos de um duplo poder, o pastoral e o político, denotando, assim, o compromisso do Sistema Preventivo em instituir uma dada sujeição na constituição do sujeito operário, do sujeito cidadão ordeiro, disciplinado, fiel ao catolicismo romanizado e ultramontano e temente a Deus. Por isso, o projeto pedagógico da Congregação encontra-se vinculado ao projeto político das elites brasileiras para instruir a população pobre e analfabeta e educar e evangelizar os nativos, explorando sua força de trabalho e expropriando suas terras. Diante desse quadro, ficou clara a incongruência do caráter universal e totalizante do projeto pedagógico da Congregação Salesiana. |
Abstract: | Cette recherche a voulu montrer l’inconsistance des discours de la Congregação Salesiana à propos de l’unicité de son projet pédagogique présente dans l’énoncé former le bon chrétien et l’honnête citoyen. Depuis son implantation au Brésil, dans des instituts et des collèges, dû à une grande extension territoriale et à des diversités culturelles, ce projet a été multiplié dans d’autres projets pour répondre aux demandes d’une société en transformation, dans la transition de l’Empire à la République. Pour faire émerger les autres sens de cet énoncé, vu qu’il s’insère dans une réalité historique et sociale spécifique, il a été essentiel le dialogue entre l’Histoire et l’Analyse du Discours. L’analyse des discours produits ou autorisés par l’Ordem, a permis le répérage des autres sens de ses pratiques pédagogiques et, donc, elle a rendu possible révéler le compromis politique entre les prêtes italiens, les élites locales et nationales,les pouvoirs institués, civils et écclesiastiques ; même si cette alliance annonce comme principale finalité une assistance charitable aux pauvres, aux orphelins et à tous ceux qui ont besoin de protection. Les disciples de Dom Bosco défendent sa priorité du salut des âmes. Alors former le bon chrétien et l’honnête citoyen c’était établir des pratiques pédagogiques _ inscrites dans ce que Dom Bosco a nommé comme Sistema Preventivo_ capables d’instituer une jeunesse qui valorisait le travail, la famille, la patrie et Dieu. Ainsi, dans ses entités éducatives, des ateliers ont été implantés pour former une main-d’oeuvre qualifiée et donc assurer à ces jeunes une profession qui leur permettait de vivre honnêtement. Les prêtes de Turin déclaraient que le système éducatif de Dom Bosco était le plus convenable pour toucher les âmes de ces jeunes puisqu’il primait la prévention et non pas la répression. Fondé sur trois piliers : l’amour, la réligion et la raison, ce système garantit la formation intégrale de ces élèves et leur présente un caractère pratique et opérationnel qui pourrait être appliqué dans toute réalité historique et sociale aussi que dans toute institution éducative. Cependant, son opération sur le territoire national a montré son impossibilité et l’inconsistance de cette assertion. Ses travaux dans le Sud-Est et le Centre-Ouest ont confirmé le contraire : au lieu de l’unicité, on a vu une multiplicité de ses pratiques pédagogiques. Les études sur les statuts de trois principaux établissements dans le Sud-Est Colégio Santa Rosa, Liceu Coração de Jesus et Escolas Dom Bosco_ ont certifié l’existence de deux types différents de cursus qui avaient comme but répondre aux demandes de la société brésilienne en train de se développer et de devenir moderne. Compte tenu de cette situation, deux groupes différents ont eu des privilèges dans ces établissements : l’un qui appartenait aux élites et à la classe moyenne et, l’autre à la classe basse et au prolétariat. Ceux-là seraient formés pour occuper des postes privilégiés dans la société et, ceux-ci la main-d’oeuvre qualifiée destinée au marché du travail. Dans le Centre-Ouest, particulièrement à Mato Grosso, les actions pédagogiques des prêtes italiens clez les indiens Bororo ont confirmé la fragmentation du système éducatif de Dom Bosco, une fois que, pour les catéchiser et les adapter à la culture occidentale chrétienne et les rendre participants de la société nationale, d’autres pratiques pédagogiques ont été instituées. Donc,dans l’analyse de l’énoncé former le bon chrétien et l’honnête citoyen , cette thèse a pu montrer l’existence d’autres sens outre le sens chrétien du salut des âmes. Ces sens sont revêtus d’un double pouvoir, le pastoral et le politique, ce qui dénote, ainsi, le compromis du Sistema Preventivo à instituer une certaine sujétion de la constitution du sujet travailleur, du sujet citoyen paisible, discipliné, fidèle au catholicisme romanisé et ultramontain et pieux. Donc, le projet pédagogique de la Congregação se montre lié au projet politique des élites brésiliennes pour instruire le peuple et évangéliser les indigènes, en exploitant leur force de travail et en expropriant leurs terres. Dans ce contexte, c’est évidente l’incongruité du caractère universel et totalisant du projet pédagogique de la Congregação Salesiana. |
Keywords: | Salesianos Sistema Preventivo Império República Salésiens Preventive System Empire République História Social História Salesianos - Brasil - História Análise do discurso |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em História |
Quote: | PITILLO, Silvana Assis Freitas. Os salesianos no Brasil: uma visão histórico-reflexiva de um discurso universalizante inconsistente. 2017. 293 f. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.609 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21501 |
Date of defense: | 29-Aug-2017 |
Appears in Collections: | TESE - História |
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