Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Jacques Elias de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-22T17:47:59Z | - |
| dc.date.available | 2018-05-22T17:47:59Z | - |
| dc.date.issued | 2017-08-25 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418 | - |
| dc.description.abstract | This research is focused on the process of reception of Plinio Marcos' dramaturgy in 1960/1970s, which structures an analysis of the historicity of Brazilian dramatist's masterpieces during this period. Thereby, this research is organized by the prism of the relations between History and Theater, having as interpretive perspective the appreciation of some interviews granted by the author, theatrical critics, censorial opinions and academic works that dealt with Plinian masterpieces - mainly the documents referred to the theatrical texts: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne and Abajur lilás, all them considered true interpretative milestones of his dramaturgy. Thus, this reseach problematizes the concepts of "marginal" and "cursed" that accompanied the dramatist during his trajectory and demarcated the diverse aesthetic and political positions on his condition as artist - a man of the theater - and, on the other hand, they revealed a historical dimension of such forged and embedded concepts throughout the process of his dramaturgy affirmation. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | História e teatro - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Censura - Brasil - 1960-1970 | pt_BR |
| dc.subject | Teatro | pt_BR |
| dc.subject | Recepção | pt_BR |
| dc.subject | Ditadura | pt_BR |
| dc.subject | Censura | pt_BR |
| dc.subject | Plínio Marcos | pt_BR |
| dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
| dc.subject | History | pt_BR |
| dc.subject | Theater | pt_BR |
| dc.subject | Reception | pt_BR |
| dc.subject | Dictatorship | pt_BR |
| dc.subject | Censure | pt_BR |
| dc.subject | Plínio Marcos | pt_BR |
| dc.subject | Dramaturgy | pt_BR |
| dc.title | "Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos | pt_BR |
| dc.title.alternative | "I am just a reporter of a bad time ": history, censorship and reception of the work of Plínio Marcos | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Sirley Cristina | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721A8 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Barbosa, Katia Eliane | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701370D7 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764514J5 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 353 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 81764926 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9 | - |
| Aparece en las colecciones: | TESE - História | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EuSouApenas.pdf | Tese | 8.75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
