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dc.creatorCarvalho, Jacques Elias de-
dc.date.accessioned2018-05-22T17:47:59Z-
dc.date.available2018-05-22T17:47:59Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Jacques Elias de. Eu sou apenas um repórter de um tempo mau : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcos . 2017. 349 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21418-
dc.description.abstractThis research is focused on the process of reception of Plinio Marcos' dramaturgy in 1960/1970s, which structures an analysis of the historicity of Brazilian dramatist's masterpieces during this period. Thereby, this research is organized by the prism of the relations between History and Theater, having as interpretive perspective the appreciation of some interviews granted by the author, theatrical critics, censorial opinions and academic works that dealt with Plinian masterpieces - mainly the documents referred to the theatrical texts: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne and Abajur lilás, all them considered true interpretative milestones of his dramaturgy. Thus, this reseach problematizes the concepts of "marginal" and "cursed" that accompanied the dramatist during his trajectory and demarcated the diverse aesthetic and political positions on his condition as artist - a man of the theater - and, on the other hand, they revealed a historical dimension of such forged and embedded concepts throughout the process of his dramaturgy affirmation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória e teatro - Brasilpt_BR
dc.subjectCensura - Brasil - 1960-1970pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectPlínio Marcospt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectCensurept_BR
dc.subjectPlínio Marcospt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.title"Eu sou apenas um repórter de um tempo mau" : história, censura e recepção da obra de Plínio Marcospt_BR
dc.title.alternative"I am just a reporter of a bad time ": history, censorship and reception of the work of Plínio Marcospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Sirley Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721A8pt_BR
dc.contributor.referee4Barbosa, Katia Eliane-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701370D7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764514J5pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está focada no processo de recepção da dramaturgia de Plínio Marcos nas décadas de 1960/1970 que estrutura a análise da historicidade das obras do dramaturgo santista nesse período. Para tanto, é um trabalho que se organiza pelo prisma das relações entre História e Teatro tendo como norte interpretativo a apreciação das entrevistas concedidas pelo autor, das críticas teatrais, dos pareceres censórios e dos trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra pliniana, principalmente a documentação referente aos textos teatrais: Barrela, Dois perdidos numa noite suja, Navalha na carne e Abajur lilás, verdadeiros marcos interpretativos de sua dramaturgia. Dessa maneira, o trabalho problematiza os conceitos de “marginal” e “maldito” que acompanharam o autor ao longo de sua trajetória e demarcaram os diversos posicionamentos estéticos e políticos sobre a sua condição de artista e homem de teatro, por outro lado, revelaram a dimensão histórica de tais conceitos forjados e incorporados ao longo do processo de afirmação de sua dramaturgia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration353pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.173pt_BR
dc.orcid.putcode81764926-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
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