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dc.creatorOliveira, Lucyana Teodoro-
dc.date.accessioned2018-05-18T20:38:53Z-
dc.date.available2018-05-18T20:38:53Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucyana Teodoro. Análise das variáveis temporais de idosos com e sem doença de Parkinson durante simulação de travessia de rua - Uberlândia. 2018. 45f. Dissertação (mestrado em ciências da saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21383-
dc.description.abstractThe identification of risk factors for falls and traffic accidents in elderly pedestrians with and without Parkinson's disease (PD) is a strategy to reduce public spending and provide greater functional independence and better quality of life for this group. This study's aim was to evaluate changes in the gait of the elderly with and without PD during street crossing simulation through temporal and kinematic parameters. The study included 40 elderly people aged between 60 and 80 years old, 20 of them with PD and 20 without PD. The street crossing simulations occurred in 3 conditions: normal gait (condition 1), gait during street crossing simulation (condition 2), and gait during street crossing simulation with reduced time (condition 3). Foot Switch sensors were used to collect data. The data analysis was performed by the Noraxon ® program over participants' 10 gait cycles. The results showed that the elderly with and without PD had longer step and stride times in condition 1 than in conditions 2 and 3. In the comparison between groups, the elderly with PD had longer support time and shorter swing time during conditions 1 and 2 than the elderly without PD. When in street crossing situations, the elderly with and without PD are able to make changes in the temporal parameters, such as decreasing step and stride times, in order to complete the tasks imposed. Our study can be used in combination with future research, in order to create strategies to make public roads safer for people with PD and reduce public spending.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.subjectDupla Tarefapt_BR
dc.subjectDouble Taskpt_BR
dc.subjectMarcha Parkinsonianapt_BR
dc.subjectParkinson's Gaitpt_BR
dc.subjectAcidente de trânsitopt_BR
dc.subjectTraffic Accidentspt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectCiências médicaspt_BR
dc.subjectParkinson, Doença dept_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.titleAnálise das variáveis temporais da marcha de idosos com e sem doença de Parkinson em simulação de travessia de ruapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of temporal variables in the gait of the elderly with and without Parkinson's disease during street crossing simulationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Hallal, Camilla Zamfolini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776682682044724pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Vivian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4247658527800602pt_BR
dc.contributor.referee2Morcelli, Mary-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155913765460961pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2137346312453385pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA identificação dos fatores de risco para quedas e acidentes de trânsito em pedestres idosos com e sem Doença de Parkinson (DP) é uma estratégia para reduzir os gastos públicos e proporcionar maior independência funcional e melhor qualidade de vida. O objetivo do estudo foi analisar, por meio dos parâmetros cinemáticos temporais, alterações na marcha de idosos com e sem DP, durante simulação de travessia de rua. Participaram do estudo 40 idosos, 20 com DP e 20 sem DP, ambos entre 60 e 80 anos. A simulação de travessia de rua ocorreu em 3 condições marcha normal (condição 1), marcha em simulação de travessia de rua (condição 2), e marcha em simulação de travessia de rua com tempo reduzido (condição 1). Na coleta de dados foram usados os sensores Foot Switch. A análise de dados foi realizada através de 10 ciclos de marcha dos participantes e analisada pelo programa Noraxan®. Os resultados mostraram que os idosos com e sem DP obtiveram maior tempo de passo e tempo de passada na condição 1 comparado a condição 2 e condição 3. Na comparação entre grupos, os idosos com DP tiveram maior tempo de apoio e menor tempo de balanço nas condições 1e 2 comparados aos idosos sem DP. Conclusão: Os idosos com e sem DP, quando submetidos a situações de travessia de rua, são capazes de realizar alterações nos parâmetros temporais tais como diminuir o tempo de passo e passada, a fim de completar as tarefas impostas. Nosso estudo pode ser utilizado em conjunto com pesquisas futuras, com o propósito de criar estratégias para tornar as vias públicas mais seguras às pessoas com dificuldade de mobilidade e reduzir gastos públicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.247pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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