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dc.creatorBisinoto, Cássia Maria Oliveira-
dc.date.accessioned2018-04-26T18:31:14Z-
dc.date.available2018-04-26T18:31:14Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.identifier.citationBISINOTO, Cássia Maria Oliveira. Educação Ambiental no meio rural: estudo dos viveres e práticas ambientais nas escolas do campo no município de Ituiutaba-MG – Ituiutaba. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21252-
dc.description.abstractEnvironmental Education can be applied in a variety of ways, including the purpose of building knowledge, social values, skills, attitudes and competences aimed at environmental conservation, and, in this sense, the present research aimed to understand how the transversal theme Environmental Education is being practiced in the rural schools in the municipality of Ituiutaba-MG. Specifically, we sought to analyze the Brazilian Environmental Education historically in time and space and its link with Environmental Education in rural areas. It was also verified if the environmental pedagogical practices, developed by the teachers in these schools, are in agreement with the National Curricular Parameters, specifically with regard to the Environment, in addition to identifying the connections of the way of living on farms and the pedagogical practices of Environmental Education, with respect to interdisciplinarity and transversality. Due to the unique character of the research, it was developed by means of a case study, including exploratory study, with the application of semi-structured questionnaires answered by teachers, students and their families. The analyzes indicate that environmental education practices actually take place in the rural schools, in accordance to environmental experiences, sometimes in contradiction between discourse and practice, justified by the effect of a limited participation of family and community in the school, which is a fundamental relationship for the formation of citizens as agents of change in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectTransversalitypt_BR
dc.titleEducação Ambiental no meio rural: estudo dos viveres e práticas ambientais nas escolas do campo no município de Ituiutaba-MGpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education in the rural environment: study of living conditions and environmental practices in rural schools in the municipality of Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Rildo Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9663990267370816pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Mauro das Graças-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872167202948791pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9216860601420711pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental pode ser aplicada de diversas formas, com a finalidade de construir conhecimentos, valores sociais, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, e, neste sentido, a presente pesquisa se propôs a compreender como vem sendo trabalhado o tema transversal Educação Ambiental nas escolas do campo no município de Ituiutaba-MG. De forma específica, buscou-se analisar historicamente a Educação Ambiental brasileira no tempo e no espaço e sua vinculação com a Educação Ambiental no meio rural. Verificou-se, da mesma forma, se as práticas pedagógicas ambientais desenvolvidas pelos professores nestas escolas estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente no que diz respeito ao Meio Ambiente, além de identificar as conexões dos viveres e das práticas pedagógicas de Educação Ambiental, no que tange a interdisciplinaridade e a transversalidade. Pelo caráter singular da pesquisa, esta se desenvolveu por meio de estudo de caso, incluindo estudo exploratório, com aplicação de questionários semiestruturados respondidos por professores, alunos e seus familiares. As análises sinalizam que as práticas de educação ambiental realmente acontecem nas escolas do campo, ora em consonância com os viveres ambientais, ora em contradição entre o discurso e a prática, efeito de uma participação limitante de familiares e comunidade com a escola, relação fundamental para a formação de cidadãos transformadores na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografia (Pontal)pt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.284pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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