Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Júlio Almeida-
dc.date.accessioned2018-04-17T14:20:01Z-
dc.date.available2018-04-17T14:20:01Z-
dc.date.issued2017-12-24-
dc.identifier.citationBORGES, J. A. Modelagem e desenvolvimento de algoritmos para pré-processamento de sinais em sistemas mecânicos cuja integridade estrutural é monitorada pelo método da impedância eletromecânica. Uberlândia 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21166-
dc.description.abstractStructural Integrity Monitoring based on the Electromechanical Impedance technique allows the detection of changes in structures, allowing the identification and repair of damages. The technique relies on obtaining impedance signatures from the monitored structure, at various moments of its operation. Possible damages are identified by the mathematical comparison between the signatures obtained. As a very precise technique, variations in temperature and external effects such as vibrations and electromagnetic fields acting on the monitored structure represent perturbations that tend to generate errors in the monitoring process. To make the diagnostic process more robust, it becomes necessary to decouple the true structural alteration effects from those that are considered external interferences. The present work aims to show a case study using an aluminum aeronautical panel as a test body, in which the influence of factors not predicted in the impedance technique is identified and characterized by means of statistical models. To perform these analyzes, experiments were performed using piezoelectric transducers coupled to said panel. The experiments subjected the panel to temperature variation and to the inclusion of simulated damages. From the impedance signature data obtained, the efficiency of the elaborated statistical models was verified, being possible to separate and identify the influence of the simulated damage and the temperature, as well as to establish a confidence interval in the developed analyzes. With these results, it is possible to indicate that the proposed statistical analysis technique becomes a useful tool for data preprocessing in structural monitoring applications based on the electromechanical impedance method.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipINCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectISHMpt_BR
dc.subjectISHMpt_BR
dc.subjectPré-processamentopt_BR
dc.subjectpre-processingpt_BR
dc.subjectPZTpt_BR
dc.subjectPZTpt_BR
dc.subjectAssinatura de impedânciapt_BR
dc.subjectImpedance signaturept_BR
dc.subjectMétodos estatísticospt_BR
dc.subjectStatistical methodspt_BR
dc.subjectEstruturas metálicaspt_BR
dc.subjectMetallic structurespt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectFinzi Neto, Roberto Mendespt_BR
dc.subjectFinzi Neto, Roberto Mendespt_BR
dc.subjectUniversidade federal de uberlândiapt_BR
dc.subjectUniversidade federal de uberlândiapt_BR
dc.subjectPrograma de pós-graduação em engenharia mecânicapt_BR
dc.subjectGraduate program in mechanical engineeringpt_BR
dc.titleModelagem e desenvolvimento de algoritmos para pré-processamento de sinais em sistemas mecânicos cuja integridade estrutural é monitorada pelo método da impedância eletromecânicapt_BR
dc.title.alternativeModeling and development of algorithms for signal preprocessing in mechanical systems whose structural integrity is monitored by the electromechanical impedance methodpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Finzi Neto, Roberto Mendes-
dc.contributor.referee1Cavalini Júnior, Aldemir Ap.-
dc.contributor.referee2Schroden Nomelini, Quintiliano Siqueira-
dc.contributor.referee3Moura Jr, Jóse dos Reis Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975300808285585pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO Monitoramento da Integridade Estrutural baseado na técnica da Impedância Eletromecânica permite a detecção de alterações em estruturas, possibilitando a identificação e o reparo de danos. A técnica baseia-se em obter assinaturas de impedância da estrutura monitorada, em diversos momentos da operação da mesma. Possíveis danos são identificados pela comparação matemática entre as assinaturas obtidas. Sendo uma técnica bastante precisa, variações na temperatura e efeitos externos como vibrações e campos eletromagnéticos atuantes sobre a estrutura monitorada representam perturbações que tendem a gerar erros no processo de monitoramento. Para tornar o processo de diagnóstico mais robusto, torna-se necessário dissociar os verdadeiros efeitos de alteração estrutural daqueles que são considerados interferências externas. O presente trabalho tem por objetivo mostrar um estudo de caso, usando um painel aeronáutico de alumínio como corpo de prova, em que a influência dos fatores não previstos na técnica da impedância é identificada e caracterizada por meio de modelos estatísticos. Para realizar estas análises, foram executados experimentos utilizando transdutores piezelétricos acoplados ao referido painel. Os experimentos submeteram o painel à variação de temperatura e à inclusão de danos simulados. A partir dos dados de assinatura de impedância obtidos, comprovou-se a eficiência dos modelos estatísticos elaborados, sendo possível tanto separar e identificar a influência do dano simulado e da temperatura quanto estabelecer um intervalo de confiança nas análises desenvolvidas. Com esses resultados, é possível indicar que a técnica de análise estatística proposta torna-se uma útil ferramenta de pré-processamento de dados em aplicações de monitoramento de estruturas baseados no método da impedância eletromecânica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration153pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.83pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagemdesenvolvimentoalgoritmos.pdf36.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.