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dc.creatorValadares, Emiliana dos Santos-
dc.date.accessioned2018-04-17T13:02:27Z-
dc.date.available2018-04-17T13:02:27Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.citationVALADARES, Emiliana dos Santos.Tradução e adaptação cultural da Escala Relational Communication Scale for Observational Measurement of Doctor-Patient Interactions (RCS-O) para a língua portuguesa do Brasil. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.408pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21165-
dc.description.abstractIntroduction: About 60% of our communication is nonverbal. Few interventions designed to improve doctors´ and medical students’ nonverbal behavior are reported in the medical education research and as a trainable skill, the existence of appropriate instruments for teaching and assessing nonverbal behavior of physicians and medical students is mandatory. Objective: To translate and culturally adapt the Relational Communication Scale for Observational measurement of doctor-patient interactions (RCS-O) to Brazilian Portuguese. Material and methods: Translation and cultural adaptation were performed in stages including back translation, review of items through modified Delphi technique and pre-test. Results: The RCS-O title and three items required review after back translation and author’s comments. The language coordinator adjusted 9 (26,4%) items that belonged, generally, to the intimacy domains and were adjusted due to ambiguity/polysemy. Likewise, after pretest and as suggested by observers, research and language coordinators replaced two words on account of their ambiguous meanings. Conclusion: The Brazilian final version of the RCS-O is a suitable scale that may be introduced, after validation, as an instrument for teaching and assessing interpersonal communication skills in Brazilian medical schools. We hope this study may encourage health educators to invest in the teaching and assessment of nonverbal communication skills in other countries so that the cultural components of communication may be further explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências médicaspt_BR
dc.subjectRelação médico-pacientept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectComunicação não-verbalpt_BR
dc.subjectComparação transculturalpt_BR
dc.subjectAvaliação do impacto na saúdept_BR
dc.subjectMedical Educationpt_BR
dc.subjectPhysician-patient relationspt_BR
dc.subjectNonverbal Communicationpt_BR
dc.subjectCross-cultural Comparisonpt_BR
dc.subjectHealth impact assessmentpt_BR
dc.titleTradução e adaptação cultural da Escala Relational Communication Scale for Observational Measurement of Doctor-Patient Interactions (RCS-O) para a língua portuguesa do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTranslation and cultural adaptation of the Relational Communication Scale for Observational Measurement of Doctor-Patient Interactions (RCS-O) for language portuguese from Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paro, Helena Borges Martins da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273952J7pt_BR
dc.contributor.referee1Temski, Patrícia Zen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701004J1pt_BR
dc.contributor.referee2Faquim, Juliana Pereira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778770H9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4802285E4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Cerca de 60% da nossa comunicação é não verbal. No entanto, poucas intervenções destinadas a melhorar o comportamento não verbal de médicos e estudantes de Medicina são relatadas na pesquisa em educação médica. Como uma habilidade treinável, a existência de instrumentos adequados para ensinar e avaliar o comportamento não verbal de médicos e estudantes de medicina torna-se essencial. Objetivos: Traduzir e adaptar culturalmente a Relational Communication Scale for Observational measurement of doctor-patient interactions (RCS-O) para a língua portuguesa do Brasil. Material e métodos: O processo de tradução e adaptação cultural foi realizado em estágios que incluíram retrotradução, revisão de itens por um comitê de especialistas através da técnica de Delphi modificada e préteste. Resultados: O título da escala e três itens necessitaram de modificações após retrotradução e comentários da autora. A coordenadora de linguagem ajustou o título da escala e 9 (26,4%) itens que pertenciam, em sua maioria, aos domínios de intimidade e foram alterados em virtude de suas características polissêmicas. Da mesma forma, após o pré-teste e como sugerido pelos observadores, duas palavras foram substituídas pelas coordenadoras de pesquisa e linguagem em decorrência de seus significados ambíguos. Conclusão: A versão final brasileira da RCS-O resultou em uma escala adequada que poderá, após sua validação, ser introduzida como instrumento de ensino e avaliação das habilidades de comunicação interpessoal nas escolas médicas brasileiras. Esperamos que este estudo possa encorajar educadores em saúde a investirem no ensino e na avaliação de habilidades de comunicação não verbal, no Brasil e em outros países, para que os componentes culturais da comunicação possam ser melhor explorados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.408pt_BR
dc.orcid.putcode81757827-
dc.crossref.doibatchid22f0d610-83ee-4ec2-b34c-ad1cc528251e-
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