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dc.creatorBertolino, Ana Maria-
dc.date.accessioned2018-04-09T23:38:26Z-
dc.date.available2018-04-09T23:38:26Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.citationBERTOLINO, Ana Maria. Quadros e costumes na Revista Cultura Política: intelectuais e o Estado Novo (1941-1942). Uberlândia. 2017.127 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21117-
dc.description.abstractAmid clashes and political conflicts, Getúlio Vargas, through a coup, assumed the presidency of Brazil, in 1930. Not being able to calm the political scenery not obtaining hegemony face to the society, another coup was implemented, inaugurating, this way, the dictatorship of Estado Novo (New State) (1937-1945). Thus, the government intensified the ideological propaganda of an authoritarian, conservative and elitist character of such regime, creating, for that purpose the Department of Press and Propaganda (DIP- in Portuguese), which also had the function of censorship. DIP had several means of spreading their ideology, and one of the most important was Cultura Política magazine, considered their official magazine. So that it could work, it added and, sometimes it joined intellectuals from the most diverse theoretical currents in order to assist in the structuring and dissemination of such ideology. At Cultura Política (Political Culture magazine) there was a specific column about regions of Brazil, named Pictures and Customs, which was divided between that from the Northeast and the one from Center and South, both being written by authors like Graciliano Ramos and Marques Rebelo. Such columns showed the politics, society and customs of those regions in dialogue with some points of the ideology of Vargas. This dissertation aims to analyse both sceneries and the participation of these authors, verifying to what extent they responded to Varga’s regime’s wishes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDIPpt_BR
dc.subjectCultura Políticapt_BR
dc.subjectQuadros e Costumespt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953pt_BR
dc.subjectMarques Rebelopt_BR
dc.subjectPolitical Culturept_BR
dc.subjectPictures and Customspt_BR
dc.titleQuadros e costumes na Revista Cultura Política: intelectuais e o Estado Novo (1941-1942)pt_BR
dc.title.alternativePictures and Customs in the Magazine Political Culture: Intellectuals and the Estado Novo (1941-1942)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Dilma Andrade de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782445Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gisélia Maria Campos-
dc.contributor.referee2Nunes, Leandro José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228873A8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4476362H0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm meio a embates e conflitos políticos, Getúlio Vargas, por meio de um golpe, assumiu a presidência do Brasil, em 1930. Não conseguindo acalmar o cenário político e nem obter a hegemonia perante a sociedade, foi implementado outro golpe, inaugurando a ditadura do Estado Novo (1937-1945). Com isso, intensificou a propaganda ideológica de cunho autoritário, conservador e elitista do regime, criando, para tal fim, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que também tinha a função da censura. O DIP teve vários veículos para propagar a sua ideologia, um dos mais importantes foi a revista Cultura Política, considerada a sua revista oficial. Para seu funcionamento, agregou e, às vezes, cooptou intelectuais das mais diversas correntes teóricas para auxiliar na estruturação e divulgação da ideologia. Na Cultura Política, havia uma coluna específica sobre as regiões do Brasil, a Quadros e Costumes, que se dividia entre a do Nordeste e a do Centro e do Sul, escritas pelos autores Graciliano Ramos e Marques Rebelo. Elas evidenciavam a política, a sociedade e os costumes das regiões em diálogo com alguns pontos da ideologia varguista. O objetivo desta dissertação é, portanto, analisar ambos os quadros e a participação desses autores, verificando em que medida respondiam ou não aos anseios do regime varguista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration127pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.31pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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