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dc.creatorQuagliatto, Tassiana Machado-
dc.date.accessioned2018-04-06T19:55:54Z-
dc.date.available2018-04-06T19:55:54Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.identifier.citationQUAGLIATTO, Tassiana Machado. A genealogia da infância marginal no Brasil: o governo do impossível. 2017.85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.324pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21096-
dc.description.abstractSince the advent of modernity, children became a source of interest and concern at social and political levels. The creation of specific legislation for the care of childhood appears, therefore, in a context of worshiping the norm and the average. Legislation arises to try to solve the problem of children who were outside the norm, children who were on the margin of the average pattern, the average model, which is called marginal childhood in this work. Through the genealogical method, it is sought to rescue the history of this childhood in Brazil and to bring to the fore the discursive web of the relations of power and knowledge in modernity and contemporaneity that generate ideas and practices about marginal children. From this survey, it can be seen that the proposals of governmentality of marginal childhood fail continuously, as well as the use of violent and segregatory practices return all the time when dealing with these children. In order to analyze these findings, this work resorted to the freudian theory, specifically to concepts such as infantile, fantasy, sexuality, drive and unconscious, as a source for articulating individual, social and political issues. Thus, the present research develops a hypothesis of public intentions towards marginal childhood, extending it to current policies and practices such as investment in early childhood. Finally, a direction to think a possible form of care with marginal childhood is proposed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectInfância - Brasil - Condições sociaispt_BR
dc.subjectGenealogiapt_BR
dc.subjectInfância marginalpt_BR
dc.subjectGenealogypt_BR
dc.subjectMarginal childhoodpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.titleA genealogia da infância marginal no Brasil: o governo do impossível /pt_BR
dc.title.alternativeThe genealogy of marginal childhood in Brazil: the government of the impossiblept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772134H5pt_BR
dc.contributor.referee1Kyrillos Neto, Fuad-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770398Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Anamaria Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721856D6pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Elzilaine Domingues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759664H6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4412193P7pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA partir do advento da modernidade, as crianças passaram a ser fonte de interesse e preocupação à nível social e político. A criação de legislação para o cuidado da infância surge, portanto, em um contexto de cultuação à norma e à média. Mais especificamente, a legislação aparece para tentar resolver o problema das crianças que se encontravam fora da norma, as crianças que estavam à margem do padrão médio, do modelo médio, a qual se denomina neste trabalho de infância marginal. Por meio do método genealógico busca-se resgatar a história desta infância no Brasil e trazer à tona a trama discursiva acerca das relações de poder e de saber, na modernidade e na contemporaneidade, que engendram ideias e práticas sobre as crianças marginais. A partir deste levantamento pôde-se perceber que as propostas de governamentalidade da infância marginal fracassam continuamente, bem como o uso de práticas violentas e segregatórias retornam o tempo todo no trato com essas crianças. Para se analisar tais achados recorre-se à teoria freudiana, especificamente a conceitos como infantil, fantasia, sexualidade, pulsão e inconsciente, como fonte para articular as questões individuais, sociais e políticas. Assim, desenvolve-se na presente pesquisa uma hipótese das intenções públicas para com a infância marginal, se estendendo às políticas e práticas atuais como as de investimento na primeira infância. Por fim, propõe-se um direcionamento para pensar uma forma possível de cuidado com a infância marginal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.324pt_BR
dc.orcid.putcode81766327-
dc.crossref.doibatchidd27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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