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dc.creatorCavalcante, Reidner Santos-
dc.date.accessioned2018-03-28T13:00:23Z-
dc.date.available2018-03-28T13:00:23Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Reidner S. Desenvolvimento de Um Jogo Sério para Reabilitação de Amputados de Membros Superiores. 2018. 78f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21007-
dc.description.abstractThe development of virtual environments as a support tool in the rehabilitation processes has proved to be valid and important for the users, providing a differentiated and fun way to execute the procedures. The more immersed and motivated the user feels in the virtual environment, there is less chance of him giving up the rehabilitation process and there is more chance of getting better levels of use. The connection of the virtual environment with the application of serious gaming characteristics makes it favorable to create a system that allows the user to evolve in their rehabilitation process, as they enjoy the tasks and challenges proposed. However, the development of an environment like this requires the right choice from the interaction devices to the modeling of the environment and the definition of the tasks and the challenges of the game. In this context, this work proposes the development of a virtual training environment for amputees to minimize their time to adapt to a real prosthesis, using a tether with different sensor to interact with the virtual environment. The training protocols were provided by healthcare professionals and the interaction technology was developed under the supervision of them, seeking to make sure that the satisfactory level of mobility and comfort for the user will be high.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUpper Limbspt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectVirtual Environmentpt_BR
dc.subjectAmputeespt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectAmputadospt_BR
dc.subjectMembros superiorespt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo sério para treinamento de amputados de membros superiorespt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a serious game for rehabilitation of upper limb amputeespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Alcimar Barbosa-
dc.contributor.advisor1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Valéria Farinazzo-
dc.contributor.referee2Pereira, Adriano Alves-
dc.contributor.referee3Lima, Gerson Flavio Mendes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180067135262223pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de ambientes virtuais como ferramenta de apoio nos processos de reabilitação demostrou ser válido e importante para os usuários, ao proporcionar uma forma diferenciada e divertida para a execução dos procedimentos. Quanto mais imerso e motivado o usuário se sentir no ambiente virtual, menor será a chance deste usuário desistir do processo de reabilitação e maior será a chance de obter níveis melhores de aproveitamento. A junção do ambiente virtual com a aplicação das características de Jogo Sério torna favorável a criação de um sistema que permita ao usuário evoluir em seu processo de reabilitação, à medida em que ele se diverte com as tarefas e desafios propostos. Entretanto, o desenvolvimento de um ambiente como este requer a correta escolha desde os dispositivos de interação até a modelagem do ambiente e definição das tarefas e desafios do jogo. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um ambiente virtual de treinamento para amputados a fim de minimizar seu tempo de adaptação a uma prótese real, utilizando um tirante com sensores acoplados para interagir com o ambiente virtual. Os protocolos de treinamento foram fornecidos por profissionais da área de saúde e a tecnologia de interação foi desenvolvida sob a supervisão destes, procurando garantir um nível de mobilidade e conforto satisfatórios para os usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1102pt_BR
dc.orcid.putcode160496289-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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