Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira Júnior, Eloir Lázaro de-
dc.date.accessioned2018-03-20T18:22:26Z-
dc.date.available2018-03-20T18:22:26Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Eloir Lázaro. Pesquisa científica na graduação: um estudo das vertentes temáticas e metodológicas dos TCCs. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20939-
dc.description.abstractDuring higher education the student should not only learn to accumulate knowledge, but should also be encouraged to train with a critical sense, to build knowledge both for himself and for the society in which he is inserted. Thus, it was sought to investigate how has been the scientific research in the undergraduate degree in Accounting Sciences of the FACIP / UFU, through the academic production resulting from Works of Conclusion of Course (TCCs). The objective of the research was to delineate the thematic and methodological characteristics of the scientific production of students of this course through the TCCs presented in the period from 2011 to 2017, whose population was formed by 126 TCCs presented and approved by Defense Banking. The research characterizes the objectives as descriptive, quantitative approach to the problem and documentary, bibliographic and bibliometric in relation to its procedures. The data collection was done through the technique of Documentary Research. We used the techniques of Content Analysis and Descriptive Statistics for Data Analysis. The main results were: the thematic area with the highest concentration of works was the thematic area Controllership and Management Accounting, with 39% of the total; of the frequency of guidance by teachers it was verified that a single teacher has 33 orientations that corresponds to 26.19% of the total and in relation to the Methodological Procedures it was verified that regarding the objectives, descriptive research was the most used (50%); Regarding the problem approach, qualitative research was the most used (47.62%); As for the research strategy, bibliographic research appears in 100% of CBTs, followed by documental research that appears in 63.49%. Among the most used data collection techniques was the Document Analysis (60.32% of the works), among the Data Analysis Techniques, the most used in the CBTs studied were Descriptive Statistics and Content Analysis (68.0 and 66.0% respectively).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa Científicapt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectMetodologia Científicapt_BR
dc.subjectScientific Researchpt_BR
dc.subjectScientific Methodologypt_BR
dc.titlePesquisa científica na graduação: um estudo das vertentes temáticas e metodológicas dos trabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.title.alternativescientific research in graduate: a study of the thematic and methodological aspects of the course conclusion workpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilela, Marcus Sérgio Satto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004653566806128pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Lúcia Helena Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0454030048550479pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDurante o ensino superior o discente deverá aprender não só a acumular conhecimento, mas também deverá ser incentivado a formar-se com senso crítico, a construir conhecimento tanto para si próprio quanto para a sociedade na qual está inserido. Assim, buscou-se investigar como tem sido a pesquisa científica na graduação de Ciências Contábeis da FACIP/UFU, por meio da produção acadêmica resultante de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O objetivo da pesquisa foi delinear as características temáticas e metodológicas da produção científica de discentes deste curso por meio dos TCCs apresentados no período de 2011 a 2017, cuja população foi formada por 126 TCCs apresentados e aprovados por Banca de Defesa. A pesquisa se caracteriza quanto aos objetivos como descritiva, quantitativa quanto à abordagem do problema e documental, bibliográfica e bibliométrica em relação aos seus procedimentos. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de Pesquisa Documental. Foram utilizadas as técnicas de Análise de Conteúdo e Estatística Descritiva para a Análise dos Dados. Os principais resultados foram: a área temática com maior concentração de trabalhos foi a área temática Controladoria e Contabilidade Gerencial, com 39% do total; da frequência de orientações por parte dos professores verificou-se que um(a) único(a) professor(a) possui 33 orientações que corresponde a 26,19% do total e em relação aos Procedimentos Metodológicos verificou-se que quanto aos objetivos, a pesquisa descritiva foi a mais utilizada (50%); quanto a abordagem do problema a pesquisa qualitativa foi a mais utilizada (47,62%); quanto a estratégia de pesquisa a pesquisa bibliográfica aparece em 100% dos TCCs, seguida pela pesquisa documental que aparece em 63,49%. Das técnicas de coleta de dados a mais utilizada foi a Análise Documental (60,32% dos trabalhos), dentre as Técnicas de Análise dos Dados, as mais utilizadas nos TCCs estudados foram a Estatística Descritiva e a Análise de Conteúdo (68,0 e 66,0% respectivamente).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pesquisacientificagraduacao.pdf726.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.