Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorThomeo, Yasmin Carolini-
dc.date.accessioned2018-02-27T13:58:04Z-
dc.date.available2018-02-27T13:58:04Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationTHOMEO, Yasmin Carolini. Design de mobiliário moderno e contemporâneo: um diálogo formal. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20793-
dc.description.abstractThe research is based on the study of two periods about the history of furniture in Brazil - modernism and the rise of modernism. Describing these periods according to their formal, esthetic and conceptual characteristics, the study presents a bibliographical description of furniture history, and how the European schools and vanguards contributed to the design formation in the country. In the 1950s, marked as a landmark of Brazilian design, technical innovations and use of materials, evoking the concept of "Brazilianness" to national furniture, based on works by Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi and Sérgio Rodrigues. Subsequently, contemporary design is presented as having elements and factors that contrast with modernism: innovation and experimentation of alternative materials, new relations of uses, multifunctionality, sustainability, playfulness, among other aspects that define it, as a new conception of "Brazilian "(broader). Inherent in these questions, it is proposed the development of a hybrid furniture based on the references of the 1950s, from the fusion with the contemporary furniture, aiming to balance the main qualities of both periods. For that, after the theoretical development and the analysis between modern and contemporary furniture, the process of designing this new furniture is presented in order to guide future studies to focus on equivalent approaches.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProduct Designpt_BR
dc.subjectModern Designpt_BR
dc.subjectTeoria e Metodologia do Designpt_BR
dc.subjectDesign Contemporâneopt_BR
dc.subjectBrasilidadept_BR
dc.subjectDesign Theory and Methodologypt_BR
dc.subjectContemporary Designpt_BR
dc.titleDesign de mobiliário moderno e contemporâneo: um diálogo formalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pantaleão, Lucas Farinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607124943710149pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Rafaela Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037503039568883pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Juliano Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4158398070137110pt_BR
dc.contributor.referee3Garcez, Letícia Vasconcelos Morais-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301886455299153pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4547709565938202pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa fundamenta-se no estudo de dois períodos referentes a história do mobiliário no Brasil - o modernismo e a ascensão do contemporâneo. Descrevendo esses períodos de acordo com suas características formais, estéticas e conceituais, o estudo apresenta uma descrição bibliográfica da história do móvel, e de como as escolas e vanguardas europeias contribuíram para a formação do design no país. Na década de 1950, indicada como marco do design brasileiro, são expostas inovações técnicas e uso de materiais, que evocam o conceito de “brasilidade” ao mobiliário nacional, toma-se como base as obras de Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi e Sérgio Rodrigues. Posteriormente, o design contemporâneo é apresentado como portador elementos e fatores que contrastam com o modernismo: a inovação e experimentação de materiais alternativos, novas relações de usos, multifuncionalidade, sustentabilidade, ludicidade, entre outros aspectos que o definem, como uma nova concepção de “brasilidade” (mais ampla). Inerente a estes questionamentos, propõe-se o desenvolvimento de um móvel híbrido fundamentado pelas referências dos anos 1950, a partir da fusão com o mobiliário contemporâneo, objetivando equilibrar as principais qualidades de ambos os períodos. Para tanto, após o desenvolvimento teórico e as análises entre os móveis modernos e contemporâneos, apresenta-se o processo de projeto desse novo móvel no intuito de orientar estudos futuros focalizem abordagens equivalentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHOpt_BR
dc.orcid.putcode87510452-
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesignMobiliárioBrasileiro.pdfTCC9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.