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dc.creatorRosa, Victor Stafy Megda-
dc.date.accessioned2018-02-22T13:33:58Z-
dc.date.available2018-02-22T13:33:58Z-
dc.date.issued2017-09-04-
dc.identifier.citationROSA, V. S. M., Projeto de Veículo aéreo não tripulado baseado em Efeito Magnus. 2017. 100 f. Projeto de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20738-
dc.description.abstractThis research evaluates an aircraft type that was already tested in the past, the Fletter plane, but it never entered the aerospace industry, due to many factors, principally because of the high costs. Instead of the test done in 1930, with a manned aircraft, the research focused on the use of Flettner rotor on a mini-UAV. The first thing done on this research was to validate the results with data from the literature, after this a sensitivity analysis on the boundary of the fluid domain was performed, and also a grid-dependence study. The software used in the simulations was STAR-CCM+. After the validation of the first results, the UAV project began. To start the project was done a research on the spinning cylinder, calculating the drag, lift and pitching moment of it for some values of velocity ratio, after that it was investigated the influence of the aspect ratio in the forces and moments generated by the cylinder, as well the use of end-plates and spanwise discs, and finally, after the end of this investigation, the best cylinder for the mission was reached. After the spinning cylinder study the fuselage project started, the project took into account the aerodynamic drag, the components internal to the aircraft and the payload. After this was performed the flight dynamics analysis, the tail and the control surfaces were projected, assuring the stability and control of the vehicle on the flight envelope. Finally, the complete aircraft was simulated, on these simulations were done some modifications to make improvements on the flight quality as the insertion and placing of the ailerons and also the modification of the CG position. After this was possible to make a final flight dynamics analysis and define the flight quality and performance. After the end of this project, it was made the construction of the prototype, with low costs materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEfeito Magnuspt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica Computacionalpt_BR
dc.subjectAnálise de Estabilidadept_BR
dc.subjectMagnus Effectpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectAeronautical Engineeringpt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectStability Analysispt_BR
dc.titleProjeto de veiculo aéreo não tripulado baseado em efeito Magnuspt_BR
dc.title.alternativeDesign of unmanned air vehicle based on Magnus effectpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira Neto, Aristeu da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4650888739121183pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.contributor.referee2Sanches, Leonardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho realizado avalia uma configuração de aeronave já testada no passado, uma aeronave que voa a partir de Efeito Magnus com cilindros rotativos (fletter plane), mas que devido a vários fatores, principalmente custo, não entrou no mercado. Ao contrário do teste anteriormente realizado, com uma aeronave tripulada em 1930, no estudo feito esta configuração foi testada em um VANT de porte relativamente pequeno. Inciando-se o estudo primeiramente foi feita a validação dos resultados com dados provenientes da literatura, após isso foram feitas independência de malha e domínio. O software utilizado nas simulações foi o STAR CCM+. Após a validação dos resultados, se deu início ao projeto do VANT. Primeiramente foi realizada avaliação do cilindro rotativo, onde foi calculado o arrasto, sustentação e momento de arfagem para cada Ω, após isso foi analisado a influência do alongamento nas forças e momentos gerados pelo cilindro, assim como do uso de end-plates e discos ao longo da envergadura, se chegando ao final desse processo ao cilindro mais adequado para a missão. Com isto foi realizado o projeto da fuselagem, se levando em conta a carga a ser levada, os componentes embarcados e o arrasto aerodinâmico desta. Em sequência foi feita a análise dinâmica da aeronave, se projetando as empenagens e superfícies controle, garantindo a estabilidade e manobrabilidade da aeronave no envelope de voo pretendido. Por último simulou-se a aeronave completa, realizando modificações para melhorar sua qualidade de voo como o a inserção e posicionamento do aileron assim como a modificação da posição do CG. Pode-se assim realizar uma análise dinâmica final, determinado suas características de voo e performance. Após o fim do projeto foi realizada a construção do protótipo com materiais, em sua maioria, de baixo custo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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