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dc.creatorFonseca, Marco Antonio Lemos da-
dc.date.accessioned2018-02-20T19:34:55Z-
dc.date.available2018-02-20T19:34:55Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationFONSECA, M. A. L. da. Percepção dos discentes do curso de ciências contábeis quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20719-
dc.description.abstractThis paper aims to measure the importance of knowledge in Tax Planning for the students of the Accounting Sciences course in order to identify whether, when comparing the students’ perception of from 1st to 10th periods of the course, the level of knowledge on the subject is higher among the graduates. The objective of the research was, therefore, to make a survey and analyze the students' understanding of Accounting Sciences about Tax Planning. To achieve this goal we carried out a descriptive study with a quantitative approach, with the data collected through a questionnaire prepared by the author containing 20 questions, which was applied in a higher education institution, answered by 533 students from all periods, integral and nocturnal. An identification of the profile of these students quantitatively and dealings of the conceptual aspects according to the average of the grades given by the respondents in question numbers 14 to 20 of the questionnaire was performed. There was a small divergence of opinions between students from the same period of different shifts and a greater distancing when comparing incoming students (1st period) and graduates (10th period). It was concluded that this greater divergence is explained in part by the fact that the graduates have more professional and academic experience, while most freshmen do not yet have experience in accounting. However, there were involution of some concepts, which would be explained by possible problems in the teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipZF_Sachs do Brasilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento Tributáriopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectContabilidade Tributáriapt_BR
dc.subjectTax Planningpt_BR
dc.subjectTax Accountingpt_BR
dc.subjectAccounting Sciencespt_BR
dc.titlePercepção dos discentes do curso de ciências contábeis quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária.pt_BR
dc.title.alternativePerception of students of the course of accounting sciences as to the importance of knowledge in tax accounting.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ávila, Lucimar Antônio Cabral de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo buscou mensurar a importância do conhecimento em Planejamento Tributário para os discentes do curso de Ciências Contábeis, a fim de identificar se, ao se comparar a percepção dos alunos do 1º ao 10º períodos do curso, o nível de conhecimento acerca do tema é maior dentre os concluintes. O objetivo da pesquisa foi, portanto, fazer um levantamento e analisar a compreensão dos alunos de Ciências Contábeis acerca do Planejamento Tributário. Para atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado pelo autor contendo 20 questões, o qual foi aplicado em uma instituição de Ensino Superior, respondidos por 533 estudantes de todos os períodos, tanto do turno integral quanto do noturno. Foi realizada uma identificação do perfil desses estudantes de forma quantitativa e uma tratativa dos aspectos conceituais de acordo com as médias das notas atribuídas pelos respondentes nas perguntas números 14 a 20 do questionário. Verificou-se uma pequena divergência de opiniões entre alunos do mesmo período de turnos distintos e um maior distanciamento quando comparados alunos ingressantes (1º período) e concluintes (10º período). Concluiu-se que essa maior divergência encontrada se explica, em parte, pelo fato dos concluintes possuírem maior experiência profissional e acadêmica, enquanto os ingressantes na sua maioria ainda não terem experiência na área contábil. Contudo houve involução de alguns conceitos, o que seria explicado por possíveis problemas no ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
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