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dc.creatorRabelo, Sara Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-02-20T17:32:11Z-
dc.date.available2018-02-20T17:32:11Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.citationRABELO, Sara Gonçalves. A construção dos deuses no De Natura Deorum de Marco Tulio Cícero. Uberlândia - 2016 à 2017. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20705-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present and discuss the epicurean, stoic and new academy doctrines with the aim of understanding the construction of the gods in the De Natura Deorum by Marco Tulio Cicero. For this work it was not made a history of general, therefore the external elements were not deepened, but it was made a history of the philosophy of Cicero in order to understand the conceptions of the author. The Ciceronian work is a philosophical dialogue written in 45 BC by Marcus Tullius Cicero which was organized in three books and in each of them is discussed the Epicurean, Stoic and New Academy doctrines. Many currents of thought that are used by the author present an attempt to demonstrate that there are many connections and divergences between them. In this work, Cicero uses a clever dialectical style of confrontation of ideas to ensure that each doctrine exposes its philosophy while being confronted by those who are listening to the discussion. Each doctrine exposed is represented by a character: Caio Veleio is the epicurean, Lucílio Balbo is the stoic and Cota is the academic. Considerations were made about the period that the book was written, the Hellenistic, as well as an analysis of Cicero's life, which is essential to understand why, almost at the end of his life, he decided to write about the existence of the gods. In addition, a brief analysis of the doctrines was made based on studies done by other authors, which contributes to understand what remains of Cicero after the Hellenistic doctrines. As it will be possible to see in the conclusion, Cicero is not an effective participant of the dialogue, but his conceptions appear in the voice of the academic Balbo, who is responsible for refuting all the exposed conceptions on the gods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDe Natura Deorumpt_BR
dc.subjectCíceropt_BR
dc.subjectEpicurismopt_BR
dc.subjectEstoicismopt_BR
dc.subjectNova academiapt_BR
dc.subjectEpicureanismpt_BR
dc.subjectCiceropt_BR
dc.subjectStoicismpt_BR
dc.subjectNew academypt_BR
dc.subjectDe Natura Deorumpt_BR
dc.titleA construção dos deuses no de natura deorum de Marco Tulio Cíceropt_BR
dc.title.alternativeThe construction of gods in the natura deorum of Marco Tulio Cíceropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Dennys Garcia-
dc.contributor.referee1Ferreira, Anselmo Tadeu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848440877036848pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Gustavo Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5216094907418949pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo apresentar e discutir as doutrinas epicurista, estoica e a nova academia com o intuito de compreender a construção dos deuses na obra intitulada De Natura Deorum de Marco Tulio Cícero. Para a análise da obra não foi feita uma história da filosofia geral, portanto não foram aprofundados os elementos externos, mas uma história da filosofia de Cícero com o intuito de compreender as concepções do autor. A obra ciceroniana em questão é um diálogo filosófico escrito em 45 a.C por Marco Túlio Cícero o qual foi organizado em três livros e em cada um deles são discutidas as doutrinas epicurista, estoica e da nova academia. As variadas correntes de pensamento que são utilizadas pelo autor apresentam uma tentativa de demonstrar que há variadas ligações e divergências entre elas. Na obra em questão, Cicero usa um hábil estilo dialético de confronto de ideias com o intuito de assegurar que cada doutrina faça a exposição da sua filosofia ao mesmo tempo em que são confrontadas por aqueles que estão ouvindo o debate. Cada doutrina exposta é representada por um personagem: Caio Veleio é o epicurista, Lucílio Balbo é o estoico e Cota é o acadêmico. Foram feitas considerações sobre o período no qual fora escrito, o período helenístico, além de uma análise da vida de Cícero, o que é primordial para compreender por que, quase no final da sua vida, ele resolveu escrever sobre a existência dos deuses. Ademais, foi realizada uma breve análise das doutrinas com base em estudos feitos por outros autores, o que contribui para entender o que permanece de Cícero após as doutrinas helenísticas. Como será possível ver na conclusão, Cícero não é um participante efetivo do diálogo, mas suas concepções aparecem na voz do acadêmico Balbo, o qual é o responsável por refutar todas as concepções expostas sobre os deuses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.30pt_BR
dc.orcid.putcode79374725-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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