Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Marília Soares-
dc.date.accessioned2018-02-14T16:41:06Z-
dc.date.available2018-02-14T16:41:06Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationLEITE, Marília Soares. Análise da trilogia Star Wars como retrato do contexto sócio político dos Estados Unidos na década de 1970. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20643-
dc.description.abstractHollywood cinema has always been a contested territory as a representation of reality, with conflicting political ideologies shown through various scenarios and characters. The film production of the United States can be considered a rich artistic manifestation to portray the social, political and cultural reality of the country. The present work analyzes the original Star Wars trilogy from 1977 to 1983 as an allegorical representation of all the social, cultural, economic and political effervescence of the United States in the 1960s and 1970s, with the beatnick and hippie countercultural movements, the struggle for civil rights led by Martin Luther King Jr., the Vietnam War and the protests it generated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStar Warspt_BR
dc.subjectStar Warspt_BR
dc.subjectculturapt_BR
dc.subjectculturept_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectUnited Statespt_BR
dc.subjectdécada de 1960pt_BR
dc.subject1960'spt_BR
dc.subjectdécada de 1970pt_BR
dc.subject1970'spt_BR
dc.subjectcontraculturapt_BR
dc.subjectcounterculturept_BR
dc.subjectGuerra do Vietnãpt_BR
dc.subjectVietnam Warpt_BR
dc.titleAnálise da trilogia Star Wars como retrato do contexto sócio-político dos Estados Unidos na década de 1970pt_BR
dc.title.alternativeA Star Wars trilogy analysis as a portrayal of the United States' socio-political context in the 1970spt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Aureo de Toledo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049605559119536pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Erwin Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7976541834303279pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Filipe Almeida do Prado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079957717570152pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO cinema hollywoodiano sempre foi um território contestado enquanto representação da realidade, com ideologias políticas conflitantes mostradas através de cenários e personagens diversos. A produção cinematográfica dos Estados Unidos a partir dos anos 1960 pode ser considerada uma manifestação artística rica para retratar a realidade social, política e cultural do país. O presente trabalho analisa a trilogia Star Wars (1977 a 1983) como representação alegórica de toda a efervescência social, cultural, econômica e política dos Estados Unidos das décadas de 1960 e 1970. O argumento é que a trilogia reflete os movimentos contraculturais beatnick e hippie, a luta pelos direitos civis liderada por Martin Luther King Jr., a Guerra do Vietnã e os protestos que ela gerou.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseTrilogiaStarWars.pdfTCC575.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.