Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTardivo, Maísa Carvalho-
dc.date.accessioned2018-02-06T17:58:04Z-
dc.date.available2018-02-06T17:58:04Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.citationTARDIVO, Maísa Carvalho. O outro, o momento, o espaço urbano: interpenetrações narrativas construídas pelo desenho . 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20613-
dc.description.abstractThe proposal of the presented work is in the study of the interaction between anonymous elderly subjects and the researcher through visual arts representation techniques (drawing – as a translative and expressive resource); interviews and observations of behavior modes (ethnographic approach). We thought about the involved subjects as “characters” that inhabit the public spaces of the squares – places where many elderly get together and socialize. From stimulus to the beginning of a conversation, the elderly begin to narrate their experiences through the constructed memory, to be plastically captured through the drawing. By means of the components of this language, there is a try to experiment the translation of a lived memory, perceiving the relation constructed between the subjects that on the first moment are strangers to each other, but from the moment that they begin to exchange experiences in a transmission act of memory and translation of one language to another, they start to realize themselves and find themselves on the same history. The oral language and the contact with older people are taken as a starting point for this practice. The artistic experience focalize the necessity to consider the pleasure and the satisfaction involved in this experience, whose impulse is given by the context in what the individual is inserted. There is the pleasure of the artist in contemplate the urban space, following its transformation by the pace that governs it. Pleasure in the dialogue established between two unknown persons, who will discover and interconnect stories. Satisfaction in offering to listen and this act become meaningful to the other, to the point to see him smile. And in addition, connected to all these pleasures, is added the experience of drawing, which becomes unique for the involved subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectTranslationpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleO outro, o momento, o espaço urbano: interpenetrações narrativas construídas pelo desenho.pt_BR
dc.title.alternativeThe other, the moment, the urban space: narrative interpenetrations built by drawing.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3462886315780014pt_BR
dc.contributor.referee1Laurentiz, Luiz Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7362972303644174pt_BR
dc.contributor.referee2Arslan, Luciana Mourão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399813319581612pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742013979990879pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA proposta do trabalho apresentado está no estudo da interação entre sujeitos anônimos e de maior idade (idosos) e a pesquisadora, por meio de técnicas de representação em artes visuais (desenho - como recurso tradutivo e expressivo); entrevistas e observações de modos de comportamentos (abordagem etnográfica). Pensamos nos sujeitos envolvidos como “personagens” que habitam o espaço público das praças - lugares onde muitos idosos se reúnem e sociabilizam. A partir de estímulos para o início de uma conversa, os idosos passam a narrar suas experiências e vivências por meio da memória construída, para que sejam capturadas plasticamente através do Desenho. Por meio dos componentes elementares desta linguagem, busca-se experimentar a tradução de uma memória vivida, percebendo a relação construída entre os sujeitos que num primeiro instante são estranhos um ao outro, mas que a partir do momento em que passam a trocar experiências num ato de transmissão de memória e de tradução de uma linguagem a outra, começam a se perceber e a se encontrarem em uma mesma história. A linguagem oral e o contato com pessoas mais velhas são tomados como ponto de partida para essa prática. A experiência artística focaliza a necessidade de se considerar o prazer e a satisfação envolvidos nesta experiência, cujo impulso é dado pelo próprio contexto no qual se insere o indivíduo. Há o prazer da desenhista em contemplar o espaço urbano, acompanhando sua transformação pelo ritmo que a rege. Prazer no diálogo estabelecido entre duas pessoas desconhecidas, que vão se descobrindo e interligando histórias. Satisfação em oferecer-se para a escuta e esse ato se tornar importante para o outro, ao ponto de vê-lo sorrir. E conectado a todos esses prazeres, é somada a experiência do desenhar, que se torna única a todos os sujeitos envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration105pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.12pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OutroMomentoEspaço.pdfDissertação6.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.