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dc.creatorVitório, Vívian Fidelis-
dc.date.accessioned2018-02-02T18:27:34Z-
dc.date.available2018-02-02T18:27:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVITÓRIO, Vívian Fidelis. O trabalho docente sob o olhar de professores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20575-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectInstituto de Ciências Biomédicaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.subjectHistória Oralpt_BR
dc.subjectÚltimos anospt_BR
dc.titleO trabalho docente sob o olhar de professores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Dilma Andrade de-
dc.contributor.referee1Santos, Janaina Jácome dos-
dc.contributor.referee2Simão, Pâmela Aparecida Vieira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é analisar as práticas docentes e as condições de trabalho de professores que atuam no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Investigar as possibilidades de degradação das condições de trabalho, as experiências vivenciadas pelos docentes, estabelecendo um diálogo com estes trabalhadores. Também procura apresentar a percepção que professores que atuam no ensino superior têm sobre o seu trabalho, como lidam com as exigências dos programas de pós-graduação, com as condições de infraestrutura bem como sua relação com a instituição e com os colegas de trabalho. Para tanto a metodologia utilizada foi o trabalho com História Oral. Foram entrevistados quatro docentes, no período de março a agosto de 2016, lotados no Instituto de Ciências Biomédicas da UFU, com idades diversas que ministram ou não aulas em programas de pós-graduação e ingressaram em períodos diferentes na Instituição. Um deles recentemente aposentado. Eles responderam a um roteiro de entrevistas semiestruturada. Posteriormente foi realizada a transcrição das entrevistas e a leitura das mesmas pelos entrevistados que fizeram as correções devidas no texto transcrito. Os áudios das gravações foram desgravados seguindo as orientações do Comitê de Ética. Os dados qualitativos foram analisados na ótica da Análise de Núcleos de Sentido (ANS), adaptada por Mendes (2007) a partir da análise de conteúdo categorial desenvolvido por Bardin (2004). O trabalho foi organizado em dois capítulos. O primeiro trata da trajetória da universidade brasileira, seu desenvolvimento até as políticas educacionais dos governos de Fernando Henrique Cardoso, filiado ao PSDB, e dos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff. O segundo capítulo aborda as condições de trabalho dos professores das universidades federais nos últimos anos e os dados da pesquisa realizada com docentes do Instituto de Ciências Biomédicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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