Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Emilene Julia da Silva Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-01T13:29:15Z | - |
dc.date.available | 2018-02-01T13:29:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-25 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Emilene Julia da Silva Freitas. A educação em direitos humanos nos manuais do professor da Coleção Didática Projeto Buriti - História (PNLD/2013): os direitos das crianças e a formação do professor em foco. 2017.182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20562 | - |
dc.description.abstract | This master's research refers to the presence of Human Rights Education (EDH) in the Teachers Manuals (EDH) of Didactic Books (MP) of History, distributed by the National Program of Didactic Books - PNLD in early years, in 2013, and its relation with the conceptions on Human Rights (DH) and human dignity through the rights of children established in the Statute of the Child and Adolescent (ECA). The research assumed that there are different conceptions about human rights (universalist, cultural relativist and intercultural) and tried to understand which of them permeated the Teacher Manuals of the didactic collection Buriti Project: History approved in PNLD 2013 and how it contributes to the formation of teachers in EDH based on the rights of the children that are foreseen in the ECA. As an object of analysis, we chose the MP of this collection, since this was the most adopted among the thirty-five works approved and distributed in brazilian public schools in the year of 2013. The research methodology used was the qualitative investigation through the discursive textual analysis. The analyzes pointed out that the didactic collection Buriti Project: History did not specifically insert the theme of EDH in the MP, but themes that relate to children's rights in the texts, images and activities of the section "The world we want" and the topic "Education in Values", addressing them mainly through the universalist conception of Human Rights. This collection contributes little to the formation of the teacher for the EDH, since it guides him on how to develop the activities of the book based on this conception, as if it were the only one existing, without contextualizing the selection and approach of the contents related to DH and ECA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Education in Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Child and Adolescent Statute | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | National Program of Didactic Books | pt_BR |
dc.subject | Manual do Professor | pt_BR |
dc.subject | Teacher's Manual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.title | A educação em direitos humanos nos manuais do professor da coleção didática projeto buriti - história (PNLD/2013): os direitos das crianças e a formação do professor em foco | pt_BR |
dc.title.alternative | Education in human rights in the teacher's manuals of the didactic collection project buriti - history (PNLD / 2013): children's rights and teacher's education in focus | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607042780750206 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607042780750206 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Humberto da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1254987493556824 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2775429764441200 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8337824165381609 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado se refere à presença da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos Manuais do Professor (MP) dos Livros Didáticos (LD) de História, distribuídos pelo Programa Nacional de Livros Didáticos – PNLD anos iniciais, em 2013, e sua relação com as concepções sobre os Direitos Humanos (DH) e a dignidade humana por meio dos direitos das crianças estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pesquisa partiu do princípio de que há diferentes concepções sobre os direitos humanos (universalista, relativista cultural e intercultural) e buscou compreender quais delas permeavam os Manuais do Professor da coleção didática Projeto Buriti: História aprovada no PNLD 2013 e como ela contribui para a formação dos professores em EDH a partir dos direitos das crianças que estão previstos no ECA. Como objeto de análise, escolhemos o MP desta coleção, pois, essa foi a mais adotada entre as trinta e cinco obras aprovadas e distribuídas nas escolas públicas brasileiras no ano de 2013. A metodologia de pesquisa utilizada foi a investigação qualitativa por meio da análise textual discursiva. As análises apontaram que a coleção Projeto Buriti: História não inseriu especificamente a temática da EDH no MP, mas temas que se relacionam com os direitos das crianças nos textos, imagens e atividades da seção "O mundo que queremos" e do tópico "Educação em valores", abordando-os, principalmente, por meio da concepção universalista de Direitos Humanos. Esta coleção pouco contribui com a formação do professor para a EDH, pois o orienta sobre como desenvolver as atividades do livro baseadas nesta concepção, como se ela fosse a única existente, sem contextualizar a seleção e abordagem dos conteúdos relacionados aos DH e ao ECA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 182 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2017.71 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoDireitosHumanos.pdf | Dissertação | 5.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.