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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20533Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Militino, Inamar Aparecida | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-31T11:35:46Z | - |
| dc.date.available | 2018-01-31T11:35:46Z | - |
| dc.date.issued | 1999 | - |
| dc.identifier.citation | MILITINO, Inamar Aparecida. Centro de Integração Social e Assistencial de Uberlândia (CISAU): ocultar ou integrar? 1999. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20533 | - |
| dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Centro de Integração Social e Assistencial de Uberlândia (CISAU) | pt_BR |
| dc.subject | Marginalidade e delinquência | pt_BR |
| dc.subject | Menores infratores | pt_BR |
| dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
| dc.subject | 1994-1999 | pt_BR |
| dc.title | Centro de Integração Social e Assistencial de Uberlândia (CISAU): ocultar ou integrar? | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Heloisa Helena Pacheco | - |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Carlos Henrique de | - |
| dc.contributor.referee2 | Puga, Vera Lúcia | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa está voltada para o estudo de uma das instituições de recuperação do menor infrator existentes no país, o Centro de Integração Social e Assistencial de Uberlândia (CISAU) desde sua fundação, em março de 1994, até os dias atuais, inserindo-o em uma visão geral sobre os menores enquanto “infratores”, tentando perceber a postura das autoridades responsáveis em relação a esses sujeitos. A documentação disponível para esta pesquisa inclui a elaborada por parte dos órgãos públicos, municipal e estadual, bem como as regulamentações para o funcionamento interno do centro de integração. Tem-se, por exemplo, o Regulamento Interno do CISAU, o Programa de Apoio e Orientação Socioeducativa em Meio Aberto para Criança e Adolescente em Prática do Ato Infracional, o Projeto de Implantação do Centro de Integração do Menor Infrator, Etapas do Processo de Encaminhamento de Adolescentes Autores de Ato Infracional, todos esses elaborados pela Prefeitura Municipal, uma vez que o CISAU é uma instituição mantida com recursos municipais. A escassa documentação referente à instituição levou o pesquisador a recorrer à História Oral, buscando informações necessárias para a conclusão da pesquisa. Neste sentido, o pessoal administrativo (administrador, vice administradora) e outras pessoas envolvidas deram importantes contribuições. O texto monográfico é composto por três capítulos. O primeiro discute a relação entre instituição, marginalidade e delinquência. Faz um retrospecto da situação do menor de maneira geral, abordando as principais causas atribuídas à sua situação “marginal”, suas consequências e as medidas adotadas pelas autoridades para amenizar o problema. Também realiza um levantamento da situação do menor na cidade, assim como das razões apresentadas pelas autoridades locais para justificar a adoção de medidas coercitivas da liberdade como uma forma de atender à necessidade da “Cidade das Mil e Uma Luzes”, e ao clamor público por maior segurança. O segundo capítulo aborda a criação do CISAU, analisando os termos do convênio firmado entre Estado e Município e as razões apresentadas para a fundação de uma entidade que viesse a oferecer um local para abrigar o menor infrator. Elenca as atividades desenvolvidas pela instituição, fazendo um apanhado geral das disposições do seu projeto, as atribuições reservadas a cada membro envolvido no seu funcionamento, questionando as determinações previstas na documentação, contrapondo-as com a prática desenvolvida cotidianamente na entidade. O último capítulo aproxima-nos da rotina diária que os menores devem seguir dentro do CISAU, tais como atividades educativas, laborativas e de lazer. Analisa as alternativas propostas para minimizar a incidência da delinquência, os resultados obtidos e os métodos aplicados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 109 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CentroIntegracaoSocial.pdf | TCC | 22.05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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