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dc.creatorMaciel, Luci Helena-
dc.date.accessioned2018-01-31T11:33:49Z-
dc.date.available2018-01-31T11:33:49Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationMACIEL, Luci Helena. “A árvore da produção”: o trabalho dos assistentes sociais nas empresas capitalistas. 1999. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20529-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistentes sociaispt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectMotomaqpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectSéculo XXpt_BR
dc.title“A árvore da produção”: o trabalho dos assistentes sociais nas empresas capitalistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Heloisa Helena Pacheco-
dc.contributor.referee1Machado, Maria Clara Tomaz-
dc.contributor.referee2Almeida, Paulo Roberto de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia pretende analisar algumas questões envolvendo a organização do trabalho e as transformações ocorridas no modo de produção capitalista no século XX, bem como as múltiplas formas de controle e disciplinarização, procurando identificar como os trabalhadores reagiram a esse processo. Para tanto investiga o significado histórico da atuação dos assistentes sociais no setor empresarial, mais especificamente em Uberlândia, e tenta repensar a origem da assistência social e da filantropia na sociedade capitalista. A autora optou por realizar um estudo de caso na concessionária Motomaq Ltda., onde, em 1975 a direção da empresa iniciou um processo de criação do Departamento de Serviço Social, tendo como meta a fixação da mão-de-obra no local de trabalho, dado a alta taxa de absenteísmo. Com relação às fontes, foram analisados os relatórios dos estagiários do Curso de Serviço Social, a revista Serviço Social 25 Anos, elaborada pelo Centro Universitário do Triângulo (UNIT), assim como o documento que relata a trajetória do Curso de Serviço Social, elaborado pelas Faculdades Integradas do Triângulo (FIT). A leitura de vários artigos da revista Serviço Social & Sociedade, juntamente com as entrevistas realizadas com a última assistente social que exerceu o cargo de gerente do Departamento de Serviço Social da Motomaq, contribuíram para o entendimento da relação entre assistente social e empresa. Entrevistas com funcionários e ex-funcionários da Motomaq também foram realizadas, visando a compreender como se processam as relações de trabalho naquela empresa. O acesso às fitas de vídeo em comemoração aos 30 Anos da Motomaq e Semana 38 Anos - Motomaq, bem como aos exemplares do JORMAQ, órgão interno de comunicação da empresa, foi de suma importância para visualizar a organização dos processos de trabalho na atualidade. O texto monográfico está divido em três capítulos. O primeiro aborda o surgimento do serviço social no final do século XIX. A contextualização histórica demonstra o papel específico da assistência social dentro do mundo do trabalho a partir do capitalismo monopolista. Também discute o surgimento do serviço social no Brasil e como foi a participação da Igreja Católica na efetivação desse processo. O segundo capítulo retoma a historiografia sobre Uberlândia para analisar o discurso envolvendo a formação da “cidade-progresso”. Apresenta os meandros da institucionalização do serviço social a partir de 1972, ano de criação do curso de Serviço Social na antiga Associação Brasil Central de Educação e Cultura (ABRACEC). Discute a atuação dos assistentes sociais no campo empresarial, mostrando como estes profissionais desenvolveram suas ações em duas empresas da cidade. O último capítulo retoma a atuação dos assistentes sociais especificamente na Motomaq. Mudanças na gerência resultaram na extinção do Departamento de Serviço Social e na formação de um novo estilo e pensamento gerencial, efetivado no Departamento de Recursos Humanos e Qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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