Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNaves, Divina Helena-
dc.date.accessioned2018-01-31T11:28:47Z-
dc.date.available2018-01-31T11:28:47Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationNAVES, Divina Helena. A imagem de Getúlio Vargas no livro didático. 1999. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20517-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectGetúlio Vargaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subject1975-1985pt_BR
dc.titleA imagem de Getúlio Vargas no livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.referee1Seixas, Jacy Alves de-
dc.contributor.referee2Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é esclarecer a importância do livro didático como instrumento auxiliar na construção do conhecimento histórico na sala de aula, além de tecer considerações relacionadas à imagem de Getúlio Vargas em suas páginas que, em sua maioria, apresentam-no como um homem mitificado. A autora analisou doze livros didáticos editados no período entre 1975 a 1985, partindo do princípio de que estes anos foram de transição política no país e que, de alguma maneira, possam ter influenciado em comportamentos e mentalidades de toda a sociedade. Na análise procurou acompanhar a elaboração e a concretização do discurso destes autores, que acaba por contribuir para a heroicizar Getúlio Vargas. Durante a investigação se baseou em leituras da obra de Nicholas Davies, como também do livro da Comissão do MEC - COLTED, dentre outros. Inspirou-se, também, em Paulo Miceli quando este busca compreender a questão do herói nacional no âmbito político e social explorando as condições que a própria sociedade propiciava a esse governante astucioso e manipulador das massas na construção de seu discurso nacionalista. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro analisa o livro didático como o maior produto cultural e divulgador de imagens e mitos. O segundo capítulo aborda a vida e trajetória política de Getúlio Vargas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagemGetulioVargas.pdfTCC5.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.