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dc.creatorLemes, Edsolanja-
dc.date.accessioned2018-01-30T17:49:50Z-
dc.date.available2018-01-30T17:49:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLEMES, Edsolanja. A cultura do outro: representações para a religião islâmica em dois filmes norte-americanos: “Nova York Sitiada” e “Nunca Sem Minha Filha”. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20505-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNova York Sitiadapt_BR
dc.subjectNunca Sem Minha Filhapt_BR
dc.subjectHistória e Cinemapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleA cultura do outro: representações para a religião islâmica em dois filmes norte-americanos: “Nova York Sitiada” e “Nunca Sem Minha Filha”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.referee1Reis, Lucas Henrique dos-
dc.contributor.referee2Zanco, Nathalia Helena Tomazini-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva explorar os adjetivos e preconceitos a respeito da religião islâmica empregados pela filmografia estadunidense baseando-se na análise de dois filmes: Nunca Sem Minha Filha (1991) e Nova York Sitiada (1998). O primeiro retrata as diferenças culturais e o cotidiano de famílias iranianas, revelando o choque cultural no seio familiar, especialmente entre o casal de iraniano/americana e a filha nascida na América do Norte. A dificuldade de adaptação de Bethy e sua filha em um país desconhecido e muito diferente culturalmente, e o choque com as ideologias religiosas muçulmanas agravaram ainda mais a permanência de ambas no país iraniano. No filme “Nova York Sitiada” é explícito o preconceito do personagem de um coronel americano para com cidadãos muçulmanos árabes e seus descendentes. Mesmo tendo um agente libanês do FBI com cidadania americana e islâmica na corporação, considerado “de alta confiança”, o coronel viola as normas a fim de prejudicar árabes muçulmanos. Segundo a autora, o cinema tem sido usado como um dos meios de disseminação da intolerância em relação às culturas e religião muçulmanas, influenciando, assim, comportamentos de racismo e islamofobia. O texto monográfico é composto por dois capítulos. O primeiro contextualiza a relação do cinema com a historiografia e analisa sua condição de propagador de ideologias. O segundo capítulo investiga como as culturas e religião islâmicas são abordadas nos dois filmes a partir de termos como islamofobia e xenofobia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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