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dc.creatorMedeiros, Divino Dantas de-
dc.date.accessioned2018-01-30T17:43:43Z-
dc.date.available2018-01-30T17:43:43Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Divino Dantas de. As bênçãos de Romaria: cultura e religiosidade popular no interior de Minas Gerais (1920-1940). 1998. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20496-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectPadre Eustáquiopt_BR
dc.subjectNossa Senhora da Abadiapt_BR
dc.subjectRomaria-MGpt_BR
dc.subject1920-1940pt_BR
dc.titleAs bênçãos de Romaria: cultura e religiosidade popular no interior de Minas Gerais (1920-1940)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Paulo Roberto de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa é analisar a Festa de Romaria, celebração religiosa católica que ocorre na primeira quinzena de agosto de todo ano no Santuário Nossa Senhora da Abadia em Romaria-MG e congrega romeiros de várias cidades da região, culminando nos festejos de 15 de agosto, a fim de compreender a cultura e o imaginário religioso populares. O autor optou por analisar entrevistas orais cedidas por antigos moradores e visitantes de Romaria, fotos doadas por Maria Damasceno, livros de memórias e biográficos e visita à igreja de Belo Horizonte, onde está sepultado Padre Eustáquio, que é citado em todos os relatos colhidos. Sua fama se deve às narrativas de graças alcançadas por sua intercessão junto a Deus e aos santos. Ademais foi o padre quem iniciou a construção do atual santuário. As reflexões e análises se basearam nos trabalhos de Marilena Chauí sobre cultura popular, e algumas obras sobre história oral, ou, como alguns preferem, “uso de fontes orais” para escrever história, tais como Joan del Alcàzar i Garrido, Pierre Nora e Ecléa Bosi. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro realiza um trabalho de contextualização do leitor, localizando-o dentro do significado religioso que envolve a festa. Resgata as origens da devoção de Nossa Senhora da Abadia, a formação do povoado de Água Suja, a vinda de Padre Eustáquio, sua passagem e legado. O segundo capítulo examina, sob o prisma da cultura e religiosidade populares, o que foi possível resgatar das memórias de antigos moradores de Água Suja: como perceberam e assimilaram a religiosidade da festa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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