Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Mário Sílvio | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-30T15:29:00Z | - |
| dc.date.available | 2018-01-30T15:29:00Z | - |
| dc.date.issued | 1998 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Mário Sílvio. Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor. 1998. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470 | - |
| dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Construção do conhecimento histórico | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Hoje | pt_BR |
| dc.title | Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Paulo Roberto de | - |
| dc.contributor.referee1 | Greco, João Francisco Natal | - |
| dc.contributor.referee2 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho busca discutir a questão do uso do livro didático por professores e alunos no ensino de História a fim de entendê-lo como um documento histórico. Através da analise de textos de autores como Marc Bloch, M. A. Corrêa e P. L. M. Cunha, que tem em comum a temática da discussão sobre a educação, o autor aborda as seguintes problemáticas: a construção do currículo, a prática do ensino, o papel do professor e as concepções de história. Estas complementam a base da discussão sobre a questão do livro didático, tentando perceber uma forma intermediária entre os papéis que a ele se tem atribuído. O capítulo Um Documento da “História do Brasil” apresenta as impressões do primeiro contato com o livro didático “História do Brasil. Unidade Nacional: os elos da sua integração”, do autor Julierme. O tópico 2.1 procura aprofundar as primeiras interpretações, buscando revelar aquilo que está oculto, analisando os discursos de forma mais detalhada. No tópico 2.2 o autor se preocupa em problematizar a polarização corriqueira que acontece nos debates: a difamação do livro didático ou a sua utilização de forma inquestionável. No ultimo tópico, o autor discute a função do professor no processo do ensino de História, cobrando-lhe uma postura científica de reconstrução do documento histórico (livro didático) que tem em mãos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 67 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AgentesConstrucaoConhecimento.pdf | TCC | 12.75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
