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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPereira, Mário Sílvio-
dc.date.accessioned2018-01-30T15:29:00Z-
dc.date.available2018-01-30T15:29:00Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mário Sílvio. Agentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professor. 1998. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20470-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimento históricopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHojept_BR
dc.titleAgentes na construção do conhecimento histórico: do livro didático ao professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Paulo Roberto de-
dc.contributor.referee1Greco, João Francisco Natal-
dc.contributor.referee2Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca discutir a questão do uso do livro didático por professores e alunos no ensino de História a fim de entendê-lo como um documento histórico. Através da analise de textos de autores como Marc Bloch, M. A. Corrêa e P. L. M. Cunha, que tem em comum a temática da discussão sobre a educação, o autor aborda as seguintes problemáticas: a construção do currículo, a prática do ensino, o papel do professor e as concepções de história. Estas complementam a base da discussão sobre a questão do livro didático, tentando perceber uma forma intermediária entre os papéis que a ele se tem atribuído. O capítulo Um Documento da “História do Brasil” apresenta as impressões do primeiro contato com o livro didático “História do Brasil. Unidade Nacional: os elos da sua integração”, do autor Julierme. O tópico 2.1 procura aprofundar as primeiras interpretações, buscando revelar aquilo que está oculto, analisando os discursos de forma mais detalhada. No tópico 2.2 o autor se preocupa em problematizar a polarização corriqueira que acontece nos debates: a difamação do livro didático ou a sua utilização de forma inquestionável. No ultimo tópico, o autor discute a função do professor no processo do ensino de História, cobrando-lhe uma postura científica de reconstrução do documento histórico (livro didático) que tem em mãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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