Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20454
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMoura Sobrinho, Vicente Batista de-
dc.date.accessioned2018-01-30T11:47:01Z-
dc.date.available2018-01-30T11:47:01Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationMOURA SOBRINHO, Vicente Batista de. Um pouco de visão do processo histórico educacional no Colégio Sagrado Coração de Jesus: apontamentos para uma reflexão local e regional (1919/1997). 1997. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20454-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória Regional e Localpt_BR
dc.subjectColégio Sagrado Coração de Jesuspt_BR
dc.subjectAraguari-MGpt_BR
dc.subject1919-1997pt_BR
dc.titleUm pouco de visão do processo histórico educacional no Colégio Sagrado Coração de Jesus: apontamentos para uma reflexão local e regional (1919/1997)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Araújo, José Carlos Souza-
dc.contributor.referee2Almeida, Antônio de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva valorizar temas locais e regionais, voltados para a História da Educação. Preocupa-se com a história do Colégio Sagrado Coração de Jesus (escola confessional de Araguari-MG) em relação a uma escala maior, nacional. A análise da documentação ali existente aponta para uma reflexão interessante a respeito da clientela da escola, tomando como base as suas origens socioeconômicas. A compreensão do processo histórico educacional tomando como ponto de análise a História da Educação Regional e Local não deve ser vista desvinculada do contexto nacional. A forma de condução do processo ali constituído poderá ser visto como reflexo resultante de modelos políticos adotados no país ao longo do período compreendido entre as décadas de 20 e 90, ou seja, uma adaptação circunstancial ao sabor das decisões políticas, passando necessariamente pela complexidade das legislações escolares. O autor optou por analisar fontes escritas, como a legislação educacional da época, artigos de periódicos, álbum de fotos do colégio, além de vasta documentação impressa e manuscrita do educandário. No tocante à documentação encontrada no colégio um destaque deve ser dado ao Registro Escolar de Minas Gerais (REMG), que contém o quadro cronológico e estatístico da década de 70. Com estes dados foi possível ter uma ideia do funcionamento do colégio, bem como sobre situações relativas aos alunos(as) que frequentavam a instituição nessa época. A monografia se divide em duas partes. A primeira procura situar a cidade de Araguari em um contexto histórico educacional. A segunda parte é um esforço de análise crítica, procurando abordar o tema educação e a forma pela qual tem sido tratada nos bastidores da política. Por fim, o autor espera que haja elementos importantes contidos na pesquisa para uma reflexão profunda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration121pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VisaoProcessoHistorico.pdfTCC20.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.