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dc.creatorSilva, Nédima Helena-
dc.date.accessioned2018-01-30T11:45:51Z-
dc.date.available2018-01-30T11:45:51Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citationSILVA, Nédima Helena. O projeto de educação PRONAICA em Uberlândia. 1997. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20453-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Atendimento Integral àCriança e ao Adolescente (PRONAICA)pt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subject1985-1996pt_BR
dc.titleO projeto de educação PRONAICA em Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho visa a apresentar e a analisar o Programa Nacional de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (PRONAICA) do Governo Federal na cidade de Uberlândia entre 1985 e 1996. Aquele tinha como slogan básico a “educação para todos”. Para abordar o tema principal, vários outros são resgatados: a criminalidade, a violência e o mercado de trabalho. A pesquisa se baseou na análise de documentos como jornais, revistas, entrevistas e na experiência cotidiana com a educação em escolas públicas por parte da pesquisadora. Visto a amplitude do material e a riqueza do tema e, mesmo, a dificuldade de realização da pesquisa tornou-se de certa forma impossível realiza-la a nível nacional. Por isso, decidiu-se trabalhar apenas com o Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC) Laranjeiras de Uberlândia, com o qual a autora tem contato direto. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro procura contextualizar o momento educacional do país. Quais são as críticas e reflexões que a educação pública sofre no anos 80 e 90? O segundo capítulo apresenta de forma técnica e crítica o Projeto PRONAICA, revendo como este seria na íntegra, utilizando para este fim o material encaminhado pelo Ministério da Educação ao CAIC Laranjeiras. O último capítulo dedica-se a tratar das críticas relativas à realidade vivida no CAIC Laranjeiras, contrapondo-a á proposta inicial do Governo Federal. Reflete-se sobre os objetivos governamentais. Foram atingidos? Resolveram as questões educacional e social brasileiras?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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