Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20453
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Nédima Helena | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T11:45:51Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30T11:45:51Z | - |
dc.date.issued | 1997 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nédima Helena. O projeto de educação PRONAICA em Uberlândia. 1997. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20453 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Atendimento Integral àCriança e ao Adolescente (PRONAICA) | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | 1985-1996 | pt_BR |
dc.title | O projeto de educação PRONAICA em Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho visa a apresentar e a analisar o Programa Nacional de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (PRONAICA) do Governo Federal na cidade de Uberlândia entre 1985 e 1996. Aquele tinha como slogan básico a “educação para todos”. Para abordar o tema principal, vários outros são resgatados: a criminalidade, a violência e o mercado de trabalho. A pesquisa se baseou na análise de documentos como jornais, revistas, entrevistas e na experiência cotidiana com a educação em escolas públicas por parte da pesquisadora. Visto a amplitude do material e a riqueza do tema e, mesmo, a dificuldade de realização da pesquisa tornou-se de certa forma impossível realiza-la a nível nacional. Por isso, decidiu-se trabalhar apenas com o Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC) Laranjeiras de Uberlândia, com o qual a autora tem contato direto. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro procura contextualizar o momento educacional do país. Quais são as críticas e reflexões que a educação pública sofre no anos 80 e 90? O segundo capítulo apresenta de forma técnica e crítica o Projeto PRONAICA, revendo como este seria na íntegra, utilizando para este fim o material encaminhado pelo Ministério da Educação ao CAIC Laranjeiras. O último capítulo dedica-se a tratar das críticas relativas à realidade vivida no CAIC Laranjeiras, contrapondo-a á proposta inicial do Governo Federal. Reflete-se sobre os objetivos governamentais. Foram atingidos? Resolveram as questões educacional e social brasileiras? | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProjetoEducacaoUberlandia.pdf | TCC | 9.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.